sábado, 25 de setembro de 2010

Você tem medo do que?

Medo... Sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.


Este sentimento sempre esteve presente em nossas vidas, como uma forma até de garantia a sobrevivência. Se nossos antepassados o ignorassem, nossa existência na terra não teria atingido o grau atual. Foi através do medo que nossas atitudes mudaram para que pudéssemos conquistar o que desejássemos.


O problema foi quando o medo deixou de ser nosso aliado, para se transformar em nosso pior inimigo. Não falo do medo por algo físico, como aranhas ou cobras... O medo de que falo, envolve questões pessoais, que nos impedem de tomar decisões ou enfrentar pessoas, falo aqui do medo psicológico, emocional.


As situações que provocam nossos medos adquirem uma gravidade que é definida por nós mesmos. Isso ocorre, pois nossas emoções não são controláveis. Por exemplo: Se tenho medo de altura sei que posso evitá-lo não freqüentando lugares altos, posso controlá-lo... Agora, se tenho medo de mostrar meu sentimento por alguém, só de pensar nesta pessoa, meu corpo irá passar por reações negativas. Posso evitar encontrar esta pessoa, mas não posso simplesmente decidir que ela não estará mais em meus pensamentos, é algo emocional, não controlável. 


Nossos medos podem até serem controlados conscientemente, entretanto podem nos afetar inconscientemente se não resolvidos, através de sonhos ou até em alterações físicas em nosso corpo, como dores ou alergias. Se tenho problemas em expor a minha opinião para determinada pessoa, posso ter uma dor de garganta constante. Para algumas pessoas isso é algo físico, uma infecção, entretanto na maioria dos casos essa dor só poderá ser resolvida se sua opinião for demonstrada.

Nossos medos emocionais nos impedem de conquistar coisas, falar com pessoas, enfrentar situações. A acomodação é o melhor caminho. Em muitos casos a existência do medo é ignorada. Não assumimos que o possuímos e isso torna a sua perda bem mais difícil.



7 Passos para transformar o medo emocional em seu aliado:

1-Assuma que você o tem. É o passo mais importante, se não o fez, não perca seu tempo em continuar os próximos passos. Seu medo agradece...

2-Identifique a característica principal do seu medo, o porquê de sua existência. Por exemplo: tenho medo de falar que gosto de determinada pessoa, mas tenho este medo por quê? Será que ela vai me achar ridículo? Ou será que tenho medo de não atingir suas expectativas? Ou será que ela gosta de outra pessoa? Identificando as causas, é mais facil. Em alguns momentos sua causa não é real, a resolução do problema é mais facil.

3-Não culpe outras pessoas pelo seu medo. Imagine determinada situação: uma pessoa tem medo em expor sua opinião quando solicitada. Ela explica que foi ridicularizada diversas vezes por isso, assim este comportamento está presente em sua vida agora. Pode até ter sido um trauma, mas não o transforme em uma razão absoluta, você pode ter tido diversas situações desconfortáveis em sua vida, mas por que algumas foram mais importantes que  outras? Será que não é uma desculpa para não enfrentar determinada situação? Será que não é um comodismo?

4-Lembre-se que para resolver algumas coisas, a solução depende de mais de uma pessoa, e muitas vezes de pessoas que não se importam nem um pouco com você. Voltando ao passo 2, você pode até se declarar para a pessoa que gosta, mas pense que ela pode não sentir o mesmo por você, ou ainda pode ter seus próprios medos, o que impede que ela sinta a mesma coisa.

5-Se você não quer enfrentá-lo, se a melhor coisa é mascará-lo, não se culpe por isso, não se arrependa pelas coisas que não fez, talvez não fosse o melhor momento. Já pensou que podem existir outras prioridades em sua vida no momento? Outras coisas mais importantes? Coisas que podem muitas vezes ajudar a perder este medo?

6-Não crie suposições. Este é um alimento para o medo. Você pode criar situações em que este sentimento crescerá de uma forma em que sua resolução pode se tornar algo impossível. Muitas vezes nossos medos são algo simples de resolver, se você o percebe, assume e resolve nos primeiros momentos, na maioria dos casos percebemos que não era algo tão complexo.

7-Apesar de ser um medo emocional, este sentimento provém de algo físico, uma pessoa por exemplo. Você não poderá fugir desta pessoa e enfrentar o medo ao mesmo tempo. Percebe uma contradição? O que terá que fazer é enfrentar os dois...

Não crie tantos medos em sua vida, ela é muito curta para isso. Lembre-se que todos temos medo, e se alguém o chamar de covarde por ter os seus,  esta pessoa pode estar pior que você, apenas sorria e lhe vire as costas, ela concerteza não merece sua explicação ou piedade.

Assumo que tenho meus medos, tento seguir todos os passos, ainda falta muito. E Você? Tem medo do que?








sábado, 18 de setembro de 2010

Se eu quero, não faço! Mas se eu não quero... Então faço.

O comportamento humano é algo complicado... Apesar de ter sido estudado por diversos pesquisadores, e ainda será por muito tempo, não conseguimos decifrar, ou entender o porquê de algumas reações ou ações perante algo ou alguém.


Nossa vida é regida por escolhas e decisões, parece algo fácil, pelo menos na teoria. Mas em muitos casos não é algo tão simples. Quando estamos diante de uma situação desagradável em que nossa decisão é importante, o certo seria escolher o melhor caminho que levaria ao nosso bem estar. Mas não é o que ocorre. Muitas das nossas decisões são tomadas levando em conta o que outras pessoas fariam, ou o que é o melhor para elas e não para nós. Esta ação é acompanhada de frustração.


Venho percebendo que muitas pessoas têm este problema, eu mesma tenho em muitos momentos. Tenho tentado abandoná-lo, e sugiro que faça o mesmo se o tem. Quando não queremos fazer algo, nossa capacidade de negação a isso cai drasticamente. Isso ocorre talvez pelo fato de que vivendo em sociedade, dependendo do que não queremos, a nosso ver, sua negação é algo errado, ou então o caminho da aceitação é mais fácil do que assumir o que você realmente quer ou não fazer. Entretanto quando queremos alguma coisa, nos sentimos em dúvida, com medo, procurando desculpas do porquê de não conquistá-la.


Esta ação ocorre em muitas etapas da nossa vida, quando somos crianças nossos pais fazem escolhas por nós, mesmo que nós não gostemos de algo, para eles é a melhor opção. Claro que nesta idade, realmente é o certo determinada orientação. Mas quando adultos, devemos tomar nossas próprias decisões levando em conta o que realmente queremos.


Estas más escolhas estão presentes em nossa fase adulta de diversas maneiras, desde uma escolha errada de profissão, até um relacionamento amoroso em que não amamos a pessoa ao nosso lado, mas não a deixamos com medo do que ela pode achar ou sentir. Ou também ocorre em situações mais simples, quando não queremos ir a algum lugar, ou não queremos ser simpáticos com alguém, mas não assumimos isso, e sim inventamos desculpas do por que não fazer, ou na maioria dos casos, a ação é feita mesmo sem desejarmos. Seria mais fácil definir primeiro o que importa verdadeiramente, o que realmente desejamos, e por que desejamos isso. A partir daí nossas escolhas serão mais fáceis, e qualquer coisa que possa influenciá-las desaparece.


Não prego aqui o extremo egoísmo, ou um excesso de individualismo. Em muitos momentos podemos abrir mão de algo para uma melhor convivência, mas não faça disso um hábito, defenda sua opinião, não pense em argumentos para que as pessoas entendam o porquê determinada ação não foi realizada, se não quer fazer algo... Não faça! Se não quiser estar em determinada situação, não esteja. Do contrário assuma as conseqüências das escolhas que fez.






sábado, 11 de setembro de 2010

Vampiros existem! Duvida?

Hoje esta postagem fugirá um pouco do convencional tratando de um assunto não tão conhecido para algumas pessoas, e para outras, apesar de seu conhecimento não existe a crença em sua existência. Mas a verdade é que eu tenho, e esta é a minha verdade de hoje. O que me fez escrever sobre este assunto, foi que no decorrer da semana, encontrei em muitos lugares este problema.



O assunto é “vampiros”, mas hoje será tratado de uma forma um pouco diferente. Desculpem-me Stephenie Meyer ou Bram Stocker, mas os vampiros de que falo, não brilham ao contato do sol ou não são criaturas que vivem de sangue humano ou dormem em caixões. São mais modernos, e sempre estiveram presentes na humanidade. Eles são conhecidos como "vampiros energéticos". 

               

Para alguns estudiosos sobre o assunto todos os seres humanos possuem em seu corpo, sua própria energia. Para os mais leigos, é algo que nos faz sentir bem, em equilíbrio, nos deixando vivos. Quando nossa saúde ou comportamento esta bem, nossa energia esta em equilíbrio.



Entretanto, algumas pessoas não têm a capacidade em equilibrar sua própria energia, ou obter esta, assim buscam nas pessoas ao seu redor o que lhes falta. Para entender melhor vamos imaginar a seguinte situação: Você acorda bem disposto, para você seu dia será maravilhoso, esta em total equilíbrio... Você chega ao trabalho e aquela colega que por alguma razão adora ficar ao seu lado, mesmo você não tendo nenhuma afinidade com ela, vem direto ao seu encontro, e passa o dia grudada em você, contando sobre seus problemas ou fazendo o possível para chamar a sua atenção. A partir dai você começa a se sentir cansado, com dores pelo corpo. Isso é estranho não é?



Para algumas pessoas, este cansaço pode ser uma má alimentação ou uma noite mal dormida, este seria um pensamento lógico. Entretanto para outras, como eu, neste momento lembramos da existência dos “vampiros energéticos”. Criaturas que vagueiam pela terra sugando o que você tem de melhor, sempre a procura de novas vitimas. Se você observar duas pessoas, em que uma delas esta triste e a outra alegre, sendo que alguns momentos depois houve uma inversão de papéis sem nenhum motivo, infelizmente posso dizer que houve este tipo de vampirismo.



As sensações que acometem quem está sofrendo um processo de vampirização variam muito, podendo incluir cansaço extremo e repentino, sono, aperto intenso no coração, com sensação de falta de ar, esgotamento físico e nervoso, sem causa ou razão aparente, quando momentos antes, tudo estava perfeitamente bem. Todos estes processos ocorrem quando você esta ao lado de alguma pessoa. Mesmo não acreditando nisso é interessante começar a perceber se isto ocorre quando você esta próximo a alguém em especial.



A prática da vampirização energética pode ser consciente ou inconsciente. Na maioria dos casos é algo inconsciente e envolve pessoas consideradas normalmente como delicadas ou gentis. Estas pessoas sempre têm estes tipos de comportamento, sempre dispostas a ajudar a todos, serem gentis com todos, pois assim se torna mais fácil a aproximação. O contrário também pode ser observado, uma pessoa que esta ao seu lado pode se gentil com você, mas quando alguém se aproxima, ela se torna amarga ou ameaçadora. Como desculpa ela dirá que sente ciúmes, e você achando que isso é a verdade a entende, mas o que realmente acontece? Ela suga todas as suas energias, e tem medo que outras pessoas também o façam.



Sabe aquela amiga, namorado, ou outra pessoa qualquer que diz que sente ciúmes de você? Que fala que te adora por isso trata outras pessoas que se aproximam de você mal? Ela te adora? NÃO!!! Ela concerteza precisa de você e de sua energia. Passe um dia com ela e perceba como se sente ao final... Parabéns!! Você foi vampirizado.


                  


Como identificar e combater algumas dessas pessoas?

1. Quando nos encontramos com ela, já nos cobra o porquê de não lhe telefonamos ou visitarmos. O melhor é usar de sua própria arma, cobrando de volta e perguntando por que ela não liga ou aparece. Deixe-a confusa, sem tempo para retrucar e se retire rapidamente.







2. Crítica tudo e todos, e o pior que são criticas negativas. Diga "não” à suas críticas e nunca concorde com ela. A vida pode ser uma merda na maioria das vezes. Mas como dizia um antigo ditado “É com muita merda que se aduba a vida”. Em algum momento a vida é prazerosa, impossível não ser. Se existir pessoas ao seu redor que não vêem isso, fuja!!!!







3. O famoso puxa-saco!!! Este é um chute no saco com coturno. Desconfio de pessoas assim. Adula o ego da vítima, cobrindo-a de elogios falsos, tentando seduzí-la. Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia. Pessoas que nunca vêem seus defeitos e sempre o elogiam são vampiros natos.







4. Pessoas que reclamam de tudo e de todos, e não tem argumentos para sustentar suas opiniões, apenas reclamam. A melhor tática é deixá-los falando sozinho, se eles acharem ruim, ligue o Foda-se e corra o mais que puder.







5. Pessoas que disparam perguntas sobre tudo e não dão tempo para que a vítima responda. Isso é uma forma de desequilibrar o pensamento da vítima fazendo com que fique mais exposta. Para sair de suas garras, não pense em respostas, mas reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal. Ficando exposta ela perderá o foco.







6. Pessoas em que o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa. Quer que a vítima compre sua briga, e fica indignado quando ela não toma esta atitude, fazendo-a acreditar que ela que esta errada e não o próprio vampiro. Não dê campo para a agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro. Se ele quer brigar, problema é dele, sempre fique do lado de seus princípios, não compre uma briga que não é a sua.




7-Pessoas que farão tudo por você. Sempre dispostas a ajudar, mesmo que você não queira. No momento certo elas irão cobrar pelos favores. Neste caso a vitima tem grande parcela de culpa. Ela se sente culpada por tudo o que o vampiro fez, e se sente na obrigação em retribuir os antigos favores. Fuja disso, quando uma pessoa faz um favor a você, ela não é obrigada a isso, você não é obrigado a retribuir. Se o ato for sincero ela não esperará algo em troca.



Se você percebe uma mudança negativa quando esta em contato com alguém, ou percebe um dos casos acima, infelizmente pode ser um caso de vampirização, fique o mais longe possível destas pessoas. No entanto se você procura as pessoas para sugar sua energia, espero nunca te encontrar e fique o mais longe possível da minha energia vital. Obrigada.


                             






sábado, 4 de setembro de 2010

Jesus te ama! Eu não...

Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico. Podemos perceber através desta definição que o termo religião não define a um conteúdo metafísico em específico, não podendo assim determinada religião ser considerada correta ou não.



Por muito tempo freqüentei a igreja católica, mas com o passar dos anos percebia que o que era demonstrado ia contra o que eu acreditava ou não fazia sentido. Já passei por diferentes crenças, e depois de um tempo as observando o que mais chamou a atenção não foram seus princípios, e sim as pessoas que a freqüentavam.



A maioria das religiões tem como principal objetivo a melhoria da vida espiritual do ser humano levando-o ao respeito do próximo. E será que este objetivo está sendo alcançado? Convivendo com diferentes pessoas, de diferentes religiões posso claramente perceber que este objetivo é alcançado quando as pessoas vão à igreja, no entanto quando elas saem de lá, tudo é esquecido, e seu comportamento muda radicalmente.



Não conheço muito bem sobre o que determinadas religiões ou cultos, como você preferir chamar, pregam. Entretanto desconfio que o julgamento, a traição, e o preconceito não são algo que uma religião deveria adotar. Em muitos casos as pessoas que a freqüentam são exemplos claros do que não fazer em uma sociedade. O que estas pessoas fazem é julgar outros comportamentos, ao mesmo tempo em que declaram que nunca fazem isso. Tem preconceitos, mas gritam para quem quiser ouvir que respeitam a todos de forma igual.



Este comportamento falso esta cada vez mais presente em nossas vidas. Já vi casos em que foi falado que não devemos nos basear em pessoas e sim nos princípios da religião. Mas se não podemos confiar nas pessoas desta religião, o que nos resta? Devemos fechar nossos olhos para o que ocorre a nossa volta?



Outro momento em que a hipocrisia da religião está presente, é o momento em que as pessoas desejam o mal uma para as outras. Todos em algum momento já fizeram isso, eu mesma quando não gosto de alguém, acabo desejando. Assumo isso sem problema algum, e não tenho nenhuma religião para mascarar isso. Mas as chamadas pessoas “religiosas” não!!! Elas adoram a idéia de que desejam o mal, mas em determinado dia da semana seus pecados são perdoados, se elas realmente sentirem arrependimento disso. Em seguida, tudo se repete. Em muitos casos estas pessoas não consideram seus pensamentos maldosos, é o tipo de gente que tem seus preconceitos e declara que a pessoa que é vitima deles é quem esta fazendo algo errado, não percebe que é ela o verdadeiro erro.


                       


As religiões têm certa parcela de culpa nisso, já vi casos em que determinadas crenças não respeitam outras, exemplo de intolerância. Em outros momentos vi preconceito em relação à opção sexual das pessoas por parte das religiões, o que não me admira que quem as segue tem o mesmo preconceito, e acha isso normal. O que me chama a atenção é quando estas crenças ou pessoas intolerantes são vitimas de preconceito, elas se revoltam de tal maneira que chega a ser engraçado.


                   

Algo que me chamou a atenção foi que em algumas religiões não é adotado o uso de templos, para as outras que usam isso é algo inadmissível. Entretanto estas mesmas religiões que julgam o não uso destes locais, ultimamente fazem o uso do chamado “culto on-line” onde você não precisa sair de sua casa e pode assistir uma missa, ou que quer que seja, onde você estiver... Achei isso muito engraçado... Cabe a pessoa que estiver lendo agora refletir sobre o que escrevi. Será que não é a mesma coisa? Se nossa casa pode ser transformada em um templo, outros locais também não podem? As pessoas não têm o direito em escolher onde farão suas orações? Resposta: Sim, sim e Tem o direito SIM!


                         

Assumo aqui, tenho meus preconceitos, tenho meus pensamentos maldosos, não gosto de muitas pessoas, mas o que me diferencia? Assumo! E quando você assume, se torna bem mais fácil, em muitos casos a maldade deixa de existir, pois você não a ignora, e com isso ela não cresce.


                             

Não se esconda atrás de algo que não acredita, ou finje acreditar. Não transmita princípios que não cumpre, e este é o problema da maioria das pessoas. São intolerantes, mas não assumem isso. O problema não é assumir, o problema é mascarar. Os principais crimes da humanidade foram cometidos por pessoas que consideravam que seus erros eram o certo.