sábado, 28 de maio de 2011

Sua vida é feita de ilusões?

Durante nossa vida, em muitos momentos nos apegamos às ilusões e o que elas podem representar. Muitas pessoas acabam vivendo toda a sua vida baseada nelas, e assim suas decisões e comportamento são influenciados.


Ilusão é uma distorção da realidade. Ela pode ser benéfica ou não dependendo de como irá ser tratada. Quando nos apegamos a uma ilusão em relação a algo ou alguém nossas atitudes serão definidas pelo que nós achamos que está acontecendo. Tudo isso pode se tornar perigoso dependendo do grau desta distorção da realidade.


Claro que em algumas situações a ilusão pode nos ajudar com o início de algo, ou nos fazer tomar alguma atitude que exige certa coragem, no entanto ela deve ser dosada, controlada, pois em algum momento ela acabará manipulando nossos pensamentos. A partir do momento em que ela faz parte de sua vida, apenas a use para iniciar algo, no entanto a descarte para que uma análise mais fria da situação possa tomar espaço.


Esta distorção da realidade acaba provocando um sentimento de segurança, é mais fácil você pensar que algo irá acontecer, e como irá, e se isso não ocorrer seus sentimentos criarão justificativas que irão originar novas ilusões, levando a um circulo vicioso. Este circulo acabará prejudicando seu desenvolvimento e novas conquistas.


Então... Em qualquer situação de nossas vidas, é necessário que nos coloquemos no papel de telespectador, como se a situação que estivéssemos vivendo não fosse a nossa. A partir daí você poderá decidir que caminho tomar.


Se suas expectativas e ilusões iniciais sobre algo foram corretas, guarde-as por alguns momentos e siga de forma mais racional, consciente do que esta a sua volta, se você não fizer isso estas mesmas ilusões que lhe ajudaram no inicio, podem acabar lhe prejudicando, no entanto se tudo em que acreditava não se realizou escolha seguir um novo caminho, sendo mais racional da próxima vez...  






sábado, 21 de maio de 2011

O fim do que?

Dia 21 de maio de 2011... Mais uma data em que o fim do mundo foi previsto, e mais uma data em que nada aconteceu, pelo menos por enquanto. Até 00h00min esta ameaça continuará presente para algumas pessoas, para mim foi uma oportunidade de um tema para o blog, e também o momento de reflexão.


Agora falando sério, o que você faria se tivesse a certeza de que o mundo fosse acabar? Algumas pessoas enlouqueceriam, se matariam, roubariam, matariam outras pessoas... Mas o que vamos focar hoje são as pessoas que fariam uma diferença positiva em seus últimos momentos. Mudariam algo, lutariam por algo...

Quantas vezes nos deparamos com o sentimento de arrependimento, aquela palavra ou frase que deveríamos ter dito, aquela verdade que deveríamos ter declarado para determinada pessoa ou em alguma situação?


Percebemos neste momento que nossas vidas não são o que gostaríamos que fossem quando éramos crianças. Pergunte a uma criança o que ela quer ser quando crescer, você terá uma resposta objetiva, sem medos, sem o conhecimento de que aquilo pode não ser possível, como quando eu queria ser a Mulher Maravilha ou a Tempestade dos X-Men, mas para mim não existia o medo ou a dúvida de que isso não aconteceria.  Também tinha o desejo em ser Fotógrafa de Guerra, Bombeiro e Lutar para salvar os Gorilas do Congo, antes que duvidem da minha sanidade, apesar de que algumas pessoas possam ainda duvidar depois de ler algumas destas profissões.


São diversas profissões, que quando vamos amadurecendo elas são deixadas para trás, e não só no contexto profissional, nossos sonhos também são abandonados. Algumas pessoas realmente conseguem realizá-los, no entanto outras se contentam com o que aparentemente a vida lhes ofereceu. Lembrando que é normal mudar seus objetivos, mas não é normal os abandoná-los.


Outro momento em que pensamos no que deveríamos termos feito, é relacionado às pessoas, quantas vezes nos deparamos com o que poderíamos ter dito, ou como deveríamos ter agido, para que alguém soubesse o que realmente pensávamos ou sentíamos, neste momento não é possível voltar ao passado, mas aprender a não cometer os mesmos erros, se a vida lhe der uma nova oportunidade, aproveite, se quiser tentar mais uma vez, lute por isso... Do contrário siga em frente com um ensinamento a mais.


O mundo ainda não acabou, e não será tão cedo que isso irá acontecer, assim espero... Mas não espere para que algo assim aconteça para rever o que fez ou o que gostaria de ter feito. O mundo pode não ter acabado, mas uma fase de sua vida pode hoje acabar, e amanhã recomece toda ela se necessário...










sábado, 14 de maio de 2011

Viva a preguiça...

Pensando em algo para a postagem no blog, me deparei com um sentimento, ou comportamento conhecido por muitas pessoas... A preguiça, no caso a preguiça criativa que me consome mais uma vez. Mas através dela, que o tema de hoje foi definido, isso mesmo, até onde sua preguiça acaba tendo resultados positivos? Isto é possivel?



O preguiçoso é o indivíduo que é avesso as atividades que possuam algum esforço físico, considero hoje teclar em um blog um grande esforço...  Na natureza a preguiça acaba sendo benéfica, no Reino animal ela acaba estando presente para que haja uma reserva de energia, o que no caso para nós seres-humanos algumas vezes isso é necessário.



Quantas vezes encontrei pessoas que estão em seu limite fisico e emocional, devido a um intenso trabalho ou mesmo uma auto cobrança para  serem perfeitas. Nunca irá existir seres-humanos sem falhas ou derrotas, como o próprio nome diz somos humanos, e quando deixamos a preguiça tomar conta da nossa vida, em muitos casos nosso organismo concerteza irá agradecer. É importante se desligar de tudo em alguns momentos, simplesmente não fazer nada, esquecer por alguns minutos que seja, de suas responsabilidades, isto é fundamental a nossa sobrevivência.  



Claro, como tudo em nossa vida, é necessário o equilíbrio, o ato de não fazer nada também acaba prejudicando nossa saúde. Quando você não possui perspectivas o stress também poderá estar presente, pois a auto satisfação  faz parte da evolução do ser- humano.



Não vou me estender muito neste assunto, mesmo porque ja expliquei o motivo... Mas o que sugiro é a preguiça em doses homeopáticas, tire algumas horas, ou minutos do seu dia para simplesmente não fazer nada, e não se culpe por isso, apenas se dedique ao nada...














sábado, 7 de maio de 2011

Qual urso quer ser?

“Dois ursos que viviam em uma floresta, tinham o costume de invadir acampamentos roubando a comida de turistas desavisados. Um dia um caçador estava preparando seu almoço e enquanto a sopa esquentava em um grande caldeirão, o homem resolveu organizar melhor seus pertences, deixando assim a área livre para qualquer animal. Depois de alguns minutos os dois ursos foram atraídos pelo cheiro da comida, ambos sentiam muita fome, pois estavam há alguns dias sem alimento. O primeiro se aproximou, chegando mais perto do caldeirão e  já percebeu a grande quantidade de sopa, o que o deixaria bem durante alguns dias. Quando o animal encostou no caldeirão sentiu a elevada temperatura, tentou mais algumas vezes, se ferindo em todas elas,  mas percebendo que não valeria a pena, foi embora. O segundo urso se aproximou do caldeirão percebendo também o alimento e a temperatura do metal, mas com ele o resultado foi diferente. Tentando agarrar algumas vezes, se queimou em todas elas, mas suas tentativas cada vez eram mais agressivas, ao fim, mesmo com dores e graves queimaduras nas patas, agarrou com toda a sua força o pesado caldeirão, queimando assim o restante do corpo. A dor era insuportável, mas sua fome era ainda maior, ele sabia que estava sendo prejudicado, mas ainda desejava aquele alimento. Quando o caçador voltou encontrou o segundo urso morto e agarrado ao caldeirão, por todo seu corpo haviam profundos ferimentos, mas o alimento ainda estava com ele. O primeiro urso encontrava-se a alguns metros do local se alimentando de favos de mel que havia encontrado.”


Durante nossa vida, quantas vezes nos agarramos a pessoas, situações ou até comportamentos que só nos fazem mal? Muitas pessoas têm grande dificuldade em se desprender de algo, o que em muitos casos acaba prejudicando seu desenvolvimento.


Este ato de se apegar a algo ou alguém acaba deturpando o efeito do que aquilo esta nos causando. As pessoas de fora percebem nosso sofrimento ou nossa estagnação, mas nós temos dificuldade em perceber isso.


Não digo para abandonar nossos objetivos nos primeiros obstáculos, mas sim avaliar se aquilo que estamos lutando realmente vale a pena. Deve-se analisar se nossa luta por algo em algum momento obteve resultados, e quais foram estes, a partir daí definir se aquilo vale nossa dedicação ou não. E mesmo que obtivermos algum resultado, devemos avaliar se era o que esperávamos.


Devemos perceber também que no decorrer de nossas conquistas, seu desenvolvimento pode mudar. Você acredita que tem tudo que desejou em suas mãos, mas em alguns momentos a situação cria obstáculos antes desconhecidos, nesta hora você deve avaliar se abandona o que tem ou continua investindo em algo incerto.


Não existe uma receita pronta, um manual para nos orientar quando devemos lutar ou desistir, apenas nossos sentimentos em relação aquilo devem ser considerados, se você se sente bem e percebe bons resultados, ou um bom desenvolvimento, siga o mesmo caminho. No entanto quando percebemos que o que temos só nos faz mal, causa sofrimento, sinto lhe informar que é hora de escolher algo novo, procurar novos objetivos, superar...


Nos últimos dias, depois de começar a analisar algumas situações,  percebi que meu comportamento, como exemplo em relação a profissão que quero seguir, ou minha reação a diferentes coisas, estava agindo como o segundo urso... Não quero isso, não quero me agarrar a coisas ou pensamentos que só prejudicam minha vida. Cada pessoa define que urso será em sua própria história. Agora em minhas escolhas quero ser como o primeiro. E  você? Qual urso quer ser?