sábado, 3 de março de 2012

Sai preguiça!!

"A preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão. O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços."


Em muitos momentos de nossa vida, a preguiça acaba se tornando benéfica, pois nos permite uma pausa em nossas obrigações, e até um abandono, em alguns casos de nossas preocupações. O ser humano sempre adotou este comportamento, foi também graças a ele que nossos ancestrais evoluiram. Nossa crescente necessidade de conforto e facilidade em executar tarefas, nos transformaram no que somos hoje. 



No entanto, existem ocasiões em que a preguiça se torna um problema, e quando afeta os que estão a sua volta, o problema é ainda maior. Quando tenho preguiça em executar alguma tarefa, se esta não for feita ou mal feita, ocarretará um prejuizo, ou perda. Se estes resultados afetarem somente a pessoa que não executou a ação bem feita, sem problemas, cada pessoa é responsável por suas atitudes. Mas quando afeta a vida das pessoas que convivem com quem não fez o trabalho, considero isso  inaceitável.



Convivo com pessoas extremamente preguiçosas, que acabam afetando o trabalho dos que estão à sua volta. A partir deste comportamento, elas mostram também que são egoistas, pois não percebem que uma execução mal feita de algo, ou a não execução, prejudica todos que estão envolvidos de alguma forma. 



Quando questionadas ou repreendidas se defendem, declarando que estão cansadas, ou se sacrificam demais pelos outros, ou ainda, mostram um descaso com o próximo, alegando que não são eles os prejudicados, e por isso não precisam se preocupar. Este comportamento para mim é digno de revolta!


Se você é um preguiçoso, ou não se preocupa em realizar algo de modo certo, não trabalhe! Não saia de casa! Não conviva com outras pessoas! Não escolha profissões que exigem resposabilidades que envolvam a vida do outro! O que mais me preocupa são pessoas que quando questionadas declaram "Não sou eu ou alguém da minha família, para que fazer bem feito?" ou "Para que vou fazer isso? Ja vou embora mesmo... e estou cansado". Pessoas que não mostram respeito algum, não percebem que uma atitude pode ser decisiva para alguém, mudando muita coisa. 


Infelizmente o mundo esta repleto de pessoas assim, que não percebem o quanto sua falta de responsabilidade é prejudicial. Se você adotou a preguiça como modo de vida, o problema é seu, desde que você seja o prejudicado. No entanto se sua preguiça afeta os outros saiba que você se torna um incômodo, um problema, uma pessoa sem comprometimento algum, e espero sinceramente que sua falta de responsabilidade afete cedo ou tarde você mesmo.


Pessoas com este nível de preguiça nunca irão mudar, até perceberem o mal que fazem para os outros, e se arrependerem disso, ou acabarem se prejudicando também. Quem convive com estas pessoas, a única maneira de resolução, talvez seja a honestidade, mostrarem seu descontentamento. Na maioria dos casos isto não resolve, pois a pessoa preguiçosa não mostra nenhum interesse na crítica, para ela não importa o que os outros pensam ou sentem, ela se torna a vítima.Entretanto para nós é uma forma de expressão, e talvez tenha algum resultado. 


Se você convive com preguiçosos, tente de alguma forma mostrar seus descontentamento, mas tenha consciência que para o preguiçoso até mudar suas atitudes é difícil, ele tem preguiça de si mesmo, de suas obrigações. E se você é um preguiçoso nato, não se  importa com os que estão à sua volta, desejo que encontre outros como você, e que seja prejudicado da mesma maneira que um dia prejudicou os que convivem com você.