sábado, 19 de novembro de 2011

Não agrade. Viva!

Por vivermos em uma sociedade, sempre procuramos agradar ou conquistar as pessoas que nos cercam, de uma certa forma, procuramos também a sua aprovação. O ser humano é movido a elogios e reconhecimentos por parte do outro.


O problema surge quando ao tentar agradar o outro, ou conquistá-lo,camuflamos nossos desejos e personalidade, ou partes desta. Em casos mais extremos nos transformamos em algo que não somos, com novas atitudes e idéias, que antes  não faziam parte de nossa vida.  


Ja escrevi diversas vezes neste blog e continuo repetindo, qualquer mudança é válida, no entanto quando ela surge de uma necessidade sua e não do outro. Convivi com uma pessoa a algum tempo, em que mais tarde percebi, que eu tentava mudar a mim mesma para agradá-la, tentava me convencer que poderiamos ser iguais, entretanto com o tempo percebi o quanto somos diferentes, e que eu não deveria mudar para tentar agradá-la.





Não convivo mais com esta pessoa, e agora passo por um momento em que estou realmente me conheçendo e percebendo o quanto somos diferentes, o quanto eu perdi meu tempo procurando camuflar algumas das minhas caracteristicas para que ela gostasse de mim, e isto é extremamente perigoso, pois quando é feito, a chance de sua real personalidade ser perdida é grande.


No caso anterior, não digo que camuflei ou enganei quem estava ao meu redor, mas não mostrava meus sentimentos e personalidade de forma completa, e quando tomei algumas atitudes em que meus principios foram defendidos, me senti mal, me culpei por não ser quem os outros gostariam que eu fosse.



E é isso o que a maioria das pessoas faz, quando não atingem as expectativas dos outros, elas se culpam, procurando soluções do que poderia ter sido feito ou dito, mas não percebem que por mais que a mudança seja feita, elas nunca agradaram a todos, principalmente a elas mesmas.


É um processo longo e doloroso esta redescoberta, o ato em assumir quem você é, suas opiniões e seus principios, e através desta redescoberta você perderá pessoas e conquistará outras, todos devem ter a consciência disso. Mas é algo necessário, essencial para a evolução de cada um, e o mais importante a lembrar durante todo este processo é perceber que se quem convive com você não o aceita, ou não procura saber seus desejos ou medos, ou ainda, em um primeiro confronto de idéias vai embora de sua vida, com certeza estas pessoas nunca mereceram entrar ou permanecer nela.


Atualmente mudei muita coisa em minha personalidade e atitudes. Hoje me comportaria de maneira diferente em algumas situações ou em relação a algumas pessoas, mas mudei por mim, e não pelos outros. Ainda estou neste processo, e quando me pego pensando no que o outro poderia achar, brigo comigo mesma por este pensamento, e adoto um Foda-se, o que é a melhor coisa. sugiro que faça o mesmo, mostre quem você é, e não tenha medo em perder. Percebo que perdi muitas coisas, que hoje gostaria que ainda estivessem em minha vida, mas se isso não acontecesse perderia quem eu sou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário