sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cavalo de 7 de setembro...

Por convivermos com outras pessoas, constantemente nos deparamos com quem acabamos tendo uma menor afinidade.  É normal nossas idéias, principios ou costumes serem diferentes um dos outros. O problema surge quando as atitudes de quem não gostamos acabam interferindo em nossa vida. 



As atitudes dos outros muitas vezes acabam se chocando com nossos principios ou maneira de encarar o certo e o errado. A partir desta situação nosso emocional e psicológico poderá ser afetado, pois a irritação acaba se tonando algo comum, e a única forma, em muitas ocasiões, de expressão dos nossos sentimentos. 


Quando nos irritamos com alguém, nossa tendência será observar, a partir deste momento, tudo que for negativo na pessoa. Suas possíveis características positivas serão mascaradas por nosso pré-conceito e irritação. Qualquer possibilidade da situação ser resolvida, será anulada por nossos sentimentos negativos perante esta pessoa e ao que ela faz.


Na maioria das vezes, a pessoa em questão não é afetada, nossa irritação não tem o mínimo efeito em relação ao que ela é, faz ou irá fazer. Nós somos afetados, e consequentemente nossa saúde. Acabamos mudando o foco de nossa atenção, perdemos oportunidades e chances em crescer por estarmos envolvidos em algo que não irá nos fazer bem. 


Existem diferentes formas de você lidar com esta situação, você pode ignorar a pessoa ou mostrar sua irritação, deixando claro o que lhe incomoda. No entanto devemos identificar qual situação se encaixa nas atitudes em que citei. Em um ambiente de trabalho em muitos momentos a sinceridade é a melhor opção, você deve mostrar o que desaprova e sua insatisfação perante algo, de forma equilibrada claro.  Quando você ignora o problema seu rendimento irá ser prejudicado, e a pessoa que é o foco da sua irritação poderá não ser afetada. O único a perder, será você mesmo. 


 Outra forma é adotar a famosa filosofia do cavalo da parada de 7 de setembro "Cagando, andando e ainda sendo aplaudido". Em muitas ocasiões a situação não irá mudar, o outro não irá adotar outra atitude, e mesmo que o que ele faz seja uma atitude errada, os que estão ao redor poderão não ter a mesma opinião, ou simplesmente ignorarem o problema. 



Ultimamente convivo com algumas pessoas que possuem algumas atitudes que me irritam, no inicio isso me afetava de tal forma, que apenas a minha saúde estava sendo prejudicada. Adotei os dois modos de lidar com a situação. Quando alguém tem um comportamento que me irrita falo no momento em que isso aconteceu, não tenho receios em criticar ou mostrar minha desaprovação e se isso se repete, ignoro e adoto a filosofia citada. Venho percebendo que os outros acabam se prejudicando, e não preciso me irritar por atitudes ou comportamentos que não são meus. 



Descrevi em toda a postagem, pessoas que temos uma menor afinidade, no entanto quem possui grande afinidade conosco também pode adotar comportamentos que desaprovamos. Neste caso é algo nais complicado, pois o medo em magoar o outro estará presente, ou o medo em perdê-lo. Para este caso adotei a "reciclagem" em minha vida. Quando percebo que quem eu gosto possui atitudes que me irritam, mas estas pessoas não tem intenção nesta ação, relevo, e tendo ignorar ou mostrar minha insatisfação de modo mais equilibrado.



No entanto se alguém que gosto, começa a ter atitudes que me irritam ou magoam, e percebo que são de propósito, irei descartar estas pessoas de minha vida. Ja perdi muito tempo tentando entender o por quê da atitude de algumas pessoas. Claro que não somos obrigados a sermos iguais, devemos respeitar a individualidade de cada um, no entanto quando a minha não é respeitada e percebo que a ação é intencional, o ato em ignorar é o melhor a se fazer.



Tente adotar estes passos também, eu estou tentando... Quando sofremos pelo outro, acabamos sendo nós os prejudicados.


2 comentários:

  1. Que delícia de blog! Inteligente, bem humorado e profundo, adorei! Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir