sábado, 11 de fevereiro de 2012

Minha lista...

No início do ano passado fiz uma lista de coisas para não fazer, sejam atitudes, comportamentos ou como me apresentava perante os outros. 



Esse ano farei novamente esta lista e apesar de estarmos em fevereiro, qualquer mês é válido para que algo assim seja feito. Todos deveriam fazer uma, pois permite que você reflita sobre comportamentos ou atitudes que anda tendo e como estes prejudicam de alguma forma sua vida. Mesmo não sendo a famosa lista de ano novo, esta que escrevi serve como um questionamento de como estou agindo comigo mesma e com os outros. 



Ao longo desta postagem mostrarei alguns dos meus objetivos do ano anterior e falarei se foram cumpridos ou não, e aproveitando criarei novos objetivos, adotando os antigos se necessário. 


1 (Sendo cumprido) Não acreditar que pessoas que possuem escolaridade maior que a minha ou ocupem um cargo maior que o meu (no trabalho), possuem maior conhecimento, ou tem maior importância.  

Este objetivo vem sendo cumprido e é algo que renovarei para este ano. Percebo que um titulo ou posição não significa nada, em muitos momentos a pessoa em questão usa um cargo para se afirmar, e quando este é tirado dela ou questionado, sua estrutura emocional acaba sendo afetada. Percebi que através deste objetivo hoje tenho respeito pelo o que as pessoas são, e não pelo que tem. 

Será adotado novamente

2 (Sendo Cumprido) Não valorizar tanto o dinheiro a ponto de trair meus principios. Eles são muito valiosos para mim e não estão à venda.

Percebo todos os dias pessoas traindo seus princípios ou idéias, para conservar um emprego, amizade ou relacionamento amoroso, não quero ser assim. Não quero ser escrava dos outros, principalmente do dinheiro. Percebo que ele é necessário em minha vida, mas não venderei meus principios por um salário, ou por medo de que perca algo. A partir do momento que valorizo os outros traindo o que sou, desvalorizo a mim mesma, e isso não pode acontecer. 

Será adotado novamente.

3 (Não consegui cumprir) Não permitir que as pessoas passem pela minha vida sem que saibam do meu verdadeiro sentimento por elas. Não apenas em relação ao amor que sinto por elas, mas também pelo ódio.  


Algo que realmente gostaria de ter feito, mostrar para as pessoas meu real sentimento por elas. Percebo que isso é algo realmente complicado para mim, principalmente no amor, ou a algo possitivo. Em relação ao ódio, cumpri fielmente meu objetivo, mas no outro ponto venho encontrando dificuldades. Quando não gosto de alguém esta pessoa perceberá isso, seja no meu modo de agir ou ao olhar para ela. Mas quando se trata de amar alguém isto se torna mais complicado. A maioria das pessoas quando odeia o outro não tem problemas em esconder isto, e demosntra sem medo sua antipatia, mas quando se trata de amar o outro ou se importar, temos tanto medo, que este medo acaba mascarando o que sentimos, e perdemos a pessoa. Temos medo que ela não sinta o mesmo por nós, ou que nos rejeite e acabamos tentando ignorar o que sentimos. Claro que poderemos perdê-la, mas não mostrando o que sentimos este resultado cedo ou tarde irá acontecer. Não sei se perdi a chance de mostrar o que sinto, mas este será um tópico que ficará em aberto, pois o medo acabou mascarando meus sentimentos. 

Tópico em aberto.

4 (Sendo cumprido) Acompanhando a promessa anterior, não sentir culpa em odiar quem me fez mal e não sentir culpa em querer que esta pessoa sofra. A maioria das pessoas possuem estes sentimentos por alguém e têm vergonha em assumir, pois não seria moralmente correto. 

Percebo que a maoria das pessoas deseja o mal uma para as outras, no entanto não admitem isso, escondem seus sentimentos de vingança ou ódio através da religião ou palavras moralmente corretas, e em suas atitudes acabam fazendo o contrário  prejudicando que as cerca, sempre afirmando que são pessoas boas ou justas. Continuo defendendo que todos devemos assumir que possuimos o mal e o bem dentro de nós, pois quando adotamos uma postura "aparentemente" de bondade, mascarando nossos sentimentos negativos, e mostrando o contrário em nossas atitudes, a maldade será bem maior. 

Será adotado novamente.


5 (Sendo cumprido com variações) Não aceitar tudo que a vida ofereçe sem ao menos questionar, considerando se aquilo irá fazer bem para mim ou não.

Em muitos momentos ocorrem situações em nossa vida  que são ignoradas por nós, ou aceitamos sem ao menos questionar, e isto não pode acontecer. Durante um período percebi que meu lado questionador estava mais presente, mas este lado me abandonava dando lugar a um receio ou medo em lutar e mudar o que estava errado, mas venho percebendo que a vida acaba forçando uma mudança, se você não defende suas idéias e coloca seu bem-estar em primeiro lugar, acontecerá situações que lhe farão adotar uma postura mais questionadora ou desistir de tudo, e esta última opção não quero que faça parte da minha vida.

Será adotado novamente, com mais esforço para que se cumpra. 

6 (Sendo cumprido) Não me calar diante do que considero errado em minha vida, e enfrentar as pessoas se necessário. 

Esta é a perte mais dificil, defender suas idéias e o que você acha certo, venho percebendo que perco amizades por causa disso, mas não me importo mais com o que perco ou quem perco, pois não quero perder o que sou. 

Será adotado novamente, e não me importo com quem ou o que vou perder.

9 (Não cumprido) Não ficar tanto em casa. Ultimamente pareço um Tatu em sua toca, quero conhecer novos lugares, novas culturas. 

Não sai tanto quanto gostaria, e venho percebendo que não preciso disso para ser feliz, claro que conhecer novos lugares ou pessoas é importante, mas atualmente assumi sem medo minha personalidade social, as coisas que gosto, e as pessoas que quando saio me fazem bem, não quero sair pelo simples fato em sair, mas fazer algo que acrecente algo em minha vida. 

Será adotado novamente, com planejamento para minha viagem ao México. 

10 (Sendo cumprido) Não aceitar coisas que me façam esquecer minha identidade e meus sonhos 

Tive momentos em que meus sonhos foram testados, e quem eu sou também. Percebi que meus sonhos podem mudar, mas nunca quem eu sou. Hoje tenho novos sonhos, objetivos... Mas defendo minha personalidade e meus gostos.

Será adotado novamente, com algumas alterações.


Novo objetivo:

11 - Não me culpar por algo não ter dado certo. Acontecerão coisas em minha vida, pessoas que entraram nela e foram embora, ou ainda estão, mas não na posição em que eu gostaria, e em alguns momentos me culpei pelo que não aconteceu, ou poderia ter acontecido. Vejo que errei em alguns momentos, mas o erro não foi somente meu, e ao assumir isso, posso tentar reverter a situação, ou aceitar que não há mais nada a se fazer, não cometendo os mesmos erros ou criando expectativas falsas, como criei. Simplesmente seguindo em frente. 

Bom... Como o ano anterior espero que estas promessas não se tornem apenas lembranças, mas sim ações e hábitos. E sugiro que você faça uma lista como esta, ainda há tempo,







Nenhum comentário:

Postar um comentário