sábado, 25 de setembro de 2010

Você tem medo do que?

Medo... Sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.


Este sentimento sempre esteve presente em nossas vidas, como uma forma até de garantia a sobrevivência. Se nossos antepassados o ignorassem, nossa existência na terra não teria atingido o grau atual. Foi através do medo que nossas atitudes mudaram para que pudéssemos conquistar o que desejássemos.


O problema foi quando o medo deixou de ser nosso aliado, para se transformar em nosso pior inimigo. Não falo do medo por algo físico, como aranhas ou cobras... O medo de que falo, envolve questões pessoais, que nos impedem de tomar decisões ou enfrentar pessoas, falo aqui do medo psicológico, emocional.


As situações que provocam nossos medos adquirem uma gravidade que é definida por nós mesmos. Isso ocorre, pois nossas emoções não são controláveis. Por exemplo: Se tenho medo de altura sei que posso evitá-lo não freqüentando lugares altos, posso controlá-lo... Agora, se tenho medo de mostrar meu sentimento por alguém, só de pensar nesta pessoa, meu corpo irá passar por reações negativas. Posso evitar encontrar esta pessoa, mas não posso simplesmente decidir que ela não estará mais em meus pensamentos, é algo emocional, não controlável. 


Nossos medos podem até serem controlados conscientemente, entretanto podem nos afetar inconscientemente se não resolvidos, através de sonhos ou até em alterações físicas em nosso corpo, como dores ou alergias. Se tenho problemas em expor a minha opinião para determinada pessoa, posso ter uma dor de garganta constante. Para algumas pessoas isso é algo físico, uma infecção, entretanto na maioria dos casos essa dor só poderá ser resolvida se sua opinião for demonstrada.

Nossos medos emocionais nos impedem de conquistar coisas, falar com pessoas, enfrentar situações. A acomodação é o melhor caminho. Em muitos casos a existência do medo é ignorada. Não assumimos que o possuímos e isso torna a sua perda bem mais difícil.



7 Passos para transformar o medo emocional em seu aliado:

1-Assuma que você o tem. É o passo mais importante, se não o fez, não perca seu tempo em continuar os próximos passos. Seu medo agradece...

2-Identifique a característica principal do seu medo, o porquê de sua existência. Por exemplo: tenho medo de falar que gosto de determinada pessoa, mas tenho este medo por quê? Será que ela vai me achar ridículo? Ou será que tenho medo de não atingir suas expectativas? Ou será que ela gosta de outra pessoa? Identificando as causas, é mais facil. Em alguns momentos sua causa não é real, a resolução do problema é mais facil.

3-Não culpe outras pessoas pelo seu medo. Imagine determinada situação: uma pessoa tem medo em expor sua opinião quando solicitada. Ela explica que foi ridicularizada diversas vezes por isso, assim este comportamento está presente em sua vida agora. Pode até ter sido um trauma, mas não o transforme em uma razão absoluta, você pode ter tido diversas situações desconfortáveis em sua vida, mas por que algumas foram mais importantes que  outras? Será que não é uma desculpa para não enfrentar determinada situação? Será que não é um comodismo?

4-Lembre-se que para resolver algumas coisas, a solução depende de mais de uma pessoa, e muitas vezes de pessoas que não se importam nem um pouco com você. Voltando ao passo 2, você pode até se declarar para a pessoa que gosta, mas pense que ela pode não sentir o mesmo por você, ou ainda pode ter seus próprios medos, o que impede que ela sinta a mesma coisa.

5-Se você não quer enfrentá-lo, se a melhor coisa é mascará-lo, não se culpe por isso, não se arrependa pelas coisas que não fez, talvez não fosse o melhor momento. Já pensou que podem existir outras prioridades em sua vida no momento? Outras coisas mais importantes? Coisas que podem muitas vezes ajudar a perder este medo?

6-Não crie suposições. Este é um alimento para o medo. Você pode criar situações em que este sentimento crescerá de uma forma em que sua resolução pode se tornar algo impossível. Muitas vezes nossos medos são algo simples de resolver, se você o percebe, assume e resolve nos primeiros momentos, na maioria dos casos percebemos que não era algo tão complexo.

7-Apesar de ser um medo emocional, este sentimento provém de algo físico, uma pessoa por exemplo. Você não poderá fugir desta pessoa e enfrentar o medo ao mesmo tempo. Percebe uma contradição? O que terá que fazer é enfrentar os dois...

Não crie tantos medos em sua vida, ela é muito curta para isso. Lembre-se que todos temos medo, e se alguém o chamar de covarde por ter os seus,  esta pessoa pode estar pior que você, apenas sorria e lhe vire as costas, ela concerteza não merece sua explicação ou piedade.

Assumo que tenho meus medos, tento seguir todos os passos, ainda falta muito. E Você? Tem medo do que?








Um comentário: