sábado, 2 de outubro de 2010

Me mostre quem você é...

Personalidade... Conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.


Durante nossas vidas nossa personalidade é moldada. Nossas escolhas possibilitam que ela seja mudada se necessário, mas algumas características sempre serão conservadas. É algo individual de cada um. Entretanto algumas pessoas têm grande dificuldade em perceber isso, sua personalidade não é algo próprio, individual como já foi dito, mas sim o espelho de outras pessoas.


É normal adotarmos diferentes comportamentos definindo uma determinada personalidade. Quando gostamos de algo, isto é agregado a nós. O problema aparece quando encontramos alguém, que a nosso ver, seria a pessoa que gostaríamos de nos tornar, a partir disso nosso comportamento muda radicalmente, e tudo o que fizermos será uma cópia da pessoa que admiramos ou invejamos, dependendo do caso.


Venho observando algumas pessoas que possuem este vicio. Quando as conheço elas mostram determinada forma de pensar, agir e até de se vestir, durante o período que passo com elas, muitas vezes não é longo, tudo isso muda. Seu modo de vestir e até seus gostos lembram vagamente o meu. Isso me irrita profundamente... Sempre procuro minha individualidade, algo que me destaque das outras pessoas. Quando percebo que alguém copia o modo que me visto ou me comporto, isso não é um elogio, para mim é uma ofensa.


Claro que encontramos pessoas com gostos parecidos com os nossos, ou até  quem acaba gostando e adotando algumas de nossas características, mas digo ALGUMAS!!!! O que desaprovo é o comportamento em copiar alguém, o modo como ela se comporta. Isso não é somente uma ofensa a mim, ou a quem está sendo copiado, é uma ofensa a quem esta fazendo isso, ou seja, não é uma característica individual, e sim algo que foi plagiado. Esta ação prova que a pessoa que copia não tem capacidade em formar a sua própria personalidade, ela não sabe quem realmente é.


Estas pessoas que usam a copia para definir o que elas são acusam suas vitimas de copiá-las. Já vi amigas  que sofreram com estes copiadores e em seguida foram acusadas de que elas eram as invejosas e que seu comportamento que não era o original. Este é o problema, você acaba se tornando a cópia.


Um dos principais motivos por que isso ocorre, é o comodismo. Quando algumas pessoas estão insatisfeitas com suas vidas, elas não procuram encontrar uma razão, ou entender o porquê de sua frustração. Tudo isso ajudaria a resolver seus problemas.


A partir do momento em que elas encontram alguém, que aparentemente tem uma vida perfeita, adotam as características destas pessoas. Mas o que elas não percebem é que estas características deram certo, pois são próprias desta pessoa, demonstrando o que ela realmente é. Quando este comportamento é copiado, se torna algo falso, e posso dizer que quem está ao seu redor, percebe que é algo forçado, e não natural. E mesmo que não perceba você não ficara por muito tempo assim, logo se sentirá vazio novamente, procurando outros para copiar, e quem gosta de ficar ao lado de pessoas que mudam constantemente sua personalidade? Eu não...


É normal termos dúvida do que somos, ou sentimos e pensamos. Isso acaba afetando nossas escolhas. Mas é impossível você não ter pelo menos uma idéia do que realmente gosta ou sente. O problema são as pessoas que se esquecem do que elas realmente são, e procuram ser o que os outros são, pois isso é mais fácil. Esqueça por um momento quem esta ao seu redor, e leve em conta seus gostos e sentimentos, a partir disso sua personalidade poderá finalmente ser moldada e a minha agradece por isso...










Nenhum comentário:

Postar um comentário