sábado, 23 de outubro de 2010

Em que você pode me ser útil?

Amizade... Relação afetiva entre duas pessoas ou mais. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade.


Infelizmente esta definição de amizade esta sendo cada vez mais ignorada, redefinida... Hoje percebemos que grande parte das pessoas define a amizade como uma troca de interesses, ou seja, as pessoas não escolhem suas amizades por afinidade, mas sim pelo que outros indivíduos possam lhes oferecer. Em que podem lhes ser úteis ou não.


A vida de algumas pessoas é movida por interesse, em muitos casos o que importa não é a qualidade dos amigos que possui, mas sim a quantidade, e o que eles oferecem a ela. Quando alguém me conhece, percebo que em alguns momentos, se espantam ao observar que possuo poucos amigos, mas posso ser sincera ao dizer, que estes amigos podem contar comigo, pois sou fiel a eles. Quando não gosto de alguém, esta pessoa pode ter certeza que de alguma forma ela saberá disso. Minhas ações irão dizer muita coisa.


A imagem perfeita da falsidade humana são as temíveis festas no final do ano. Os temíveis amigos secretos. Pois é! Temíveis por quê? Pois são cenas clássicas do interesse, da falta de honestidade. Impossível você possuir afinidade com todas as pessoas que estão ao seu redor. Já vi casos em que durante todo o ano, as pessoas sequer conversam umas com as outras, mas no final do ano tratam-se como amigos de infância, tudo com a intenção de que o presente seja algo de muito valor. Na hora se abraçam, conversam um pouco, vão para a festa, dançando e trocando gostos que antes não possuíam. Quando tudo isso acaba, uma volta a odiar a outra. Em casos mais extremos na mesma festa você consegue pegar alguém falando mal do outro. Isto seria engraçado se não fosse trágico.


Já fui por muito tempo o tipo de pessoa que tolera muita coisa, ou tenta ser amiga de todos. Conheço pessoas assim... Cansei deste papel, não me interessa mais ter este tipo de comportamento. Percebi, no meu caso, que prefiro ter poucos amigos, ser chamada de anti-social, do que ser movida por interesse, por intenções falsas. Claro que posso não gostar de alguém, quando a conheço melhor meu interesse pode mudar, minha opinião muda. Quando você tem esta ação, isto é normal. Agora... Quando você deixa claro que não gosta de alguém, o chama de amigo, e é capaz de traí-lo pelas costas, esta sim é uma ação errada. Se conheço alguém assim, que faz isso com os outros, nada impede que dependendo do seu interesse, ela possa fazer o mesmo comigo.


A amizade é algo tão significativo em nossas vidas, que devemos tomar cuidado ao escolhermos quem está ao nosso lado. Ao lado de pessoas que querem nosso bem, acontece um crescimento entre ambas as partes, uma tende a ajudar a outra, a incentivar ou avisar de possíveis perigos na vida. O que não ocorre em amizades falsas, uma das partes pode diminuir a importância de tudo o que você faz. Se você percebe alguém que sempre denigre tudo o que você diz ou a maneira que vive, cuidado, pode ser uma amizade falsa. Quando algum amigo consegue alguma vitória em sua vida, é normal que nós fiquemos felizes, no entanto quando você percebe que as pessoas que chama de “amigos” não esboçam nenhuma reação, ou só julgam seus atos, existe algo errado.


Estou em um momento da minha vida que decidi rever minhas amizades. Em algumas delas percebo estas intenções falsas que acabei de relatar, está na hora de avaliar o que realmente importa. E se você percebe que possui alguma amizade falsa, sugiro que faça o mesmo, do contrário somente o seu crescimento pessoal será afetado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário