sábado, 30 de outubro de 2010

Planejamento... Tente viver sem ele.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Esta ação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.


É normal do ser humano planejar sua própria vida, tudo o que a envolve. Nós definimos metas e caminhos a serem seguidos. Parece fácil, na teoria, o que não percebemos é que nossos planos estão relacionados não somente a questões racionais, mas também a questões emocionais, e em alguns momentos a outras pessoas.


O problema do planejamento, é que esta ação segue muitas vezes uma linha única de raciocínio, acaba se tornando um objetivo, e quando nos deparamos com algum imprevisto, tudo que imaginamos ou já pré definimos, é destruído.


Muitas pessoas foram educadas desta maneira, com o planejamento regendo suas vidas, eu mesma fui em relação a alguns aspectos da minha vida. Mas percebo que a melhor maneira de conquistar o que desejo, muitas vezes vem do não planejamento. A famosa teoria do “Deixar a vida me levar”. Sinto dificuldades em abandonar este antigo vicio, mas o primeiro passo já foi dado, a percepção de que o não-planejamento pode ser bem mais prazeroso e com melhores resultados.


Claro que é necessário assumir responsabilidades em nossas vidas, compromissos, ou mesmo planejar em alguns momentos... Entretanto devemos nos permitir cometer erros, ou perceber que nossas vidas não são linhas únicas, indicando apenas uma direção, mas sim algo possível de modificações e interferências externas.


Venho percebendo que as pessoas sentem uma imensa necessidade em planejar, ou presenciar os planos dos outros. Estando em meu último ano da faculdade, percebo que a pergunta mais freqüente é “Quando você se formar o que você vai fazer?”. Digo de forma bem “planejada”: Eu não sei!!!!!


É isso mesmo... Quando surgiram estes questionamentos, já tinha tudo planejado, o que iria fazer e como iria fazer, mas percebi que muitas das minhas decisões podem ser afetadas por pessoas ou ações. Muitas das coisas que planejei não existem mais, até por mudanças de minhas opiniões ou comportamento. O que pode acontecer com qualquer outra pessoa.


Esta semana uma pessoa começou a fazer estes mesmos questionamentos, enquanto eu respondia que não sabia e que possuía minhas dúvidas, ela começou a levantar a temida frase “E se acontecer...”. As pessoas gostam de levantar suposições, criar situações para que o planejamento surja novamente. Não caia nesta armadilha, só tenha consciência do que você não quer para sua vida, o resto será mais fácil.


Lembre-se a vida não é algo definido, uma linha reta. Eu mesma tento me lembrar disto todo o tempo. Acontecerão coisas que lhe farão perder o rumo, mas se você perceber que existem outros objetivos, outras possibilidades, tudo será resolvido, da melhor forma que existe... A não-planejada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário