sábado, 6 de novembro de 2010

Segunda chance... Viva como se ela não existisse.

Passamos por momentos em nossas vidas em que perdemos oportunidades e esperamos que elas ocorram novamente. É natural do ser humano que isso aconteça, é algo que sempre esteve presente na humanidade. 


Infelizmente estas segundas chances são tão raras, que quando aparecem podem ser consideradas quase como um milagre. Posso neste momento parecer sarcástica, mas é a dura realidade. Nesta semana algumas coisas aconteceram que me fizeram ter o seguinte questionamento: E se tudo que fizéssemos fosse nossa única chance? E se por alguma regra da vida, fosse estipulado que toda ação fosse realizada somente uma única vez? O que você faria?


A provável resposta seria: Aproveitaria o máximo possível desta única chance que me fosse dada. Nossas vidas deveriam ser assim... Mas infelizmente não são. Percebo que quando as pessoas executam uma ação, que pode ser refeita se necessário, em muitos casos não se empenham tanto quanto se esta mesma ação tivesse uma única chance de ser realizada. A quantidade possível de tentativas de algo é inversamente proporcional ao empenho que você coloca naquilo.


Sempre temos a mania de possuir esperança, não que isso seja ruim... O problema seria quando a esperança vem acompanhada do comodismo. Não realizamos ou lutamos por algo, pois acreditamos que teremos outras oportunidades para que isso ocorra. E quando isso não ocorre, a frustração irá aparecer nos fazendo sentir impotentes, em muitos casos a esperança sempre aumenta, e neste momento o melhor seria abandoná-la e seguir um novo caminho.

                                                        Foto: Eliana Schafhauser

Perdi algumas oportunidades durante esta semana, que com certeza não terão segundas chances, se este milagre acontecer, publico nova postagem e concerteza  choverá duendes. Do contrário mantenho minha opinião... Mas tento fazer algo que todos deveriam fazer. Não criar expectativas sobre tudo, e ter a consciência que a frustração fará parte da minha vida, mas ela permanecerá nela somente se eu permitir.



Tudo o que fizer, faça com empenho. Não acredite que da próxima vez dará certo, isso pode não acontecer. O que pode ajudar é seguir alguns passos básicos, antes da frustração se manifestar definitivamente:

1-     Entender que nem todos os nossos desejos podem ser satisfeitos.

2-     Tudo na vida tem o momento certo para acontecer e nem sempre acontece com a rapidez que desejamos. Ou em muitos casos, algumas coisas não seriam ideais para fazer parte de nossas vidas.

3-     Para que alcancemos determinados objetivos nem sempre isso depende unicamente de nós. Esta idéia ajudará a considerar se uma segunda chance seria ideal ou não, se ela poderá acontecer ou não.

4-     Tenha consciência que você mesmo pode estar se boicotando. A segunda chance pode ter sido perdida por medo, insegurança, falta de autoconfiança ou outra limitação interior.

5-     Estabelecer claramente as causas de nossas frustrações permite-nos determinar quais aquelas que dependem unicamente de nossas atitudes para serem combatidas, e agir de modo a reduzir este sentimento.

6-     Por fim se a frustração já se manifestou e não da indícios de que vai lhe abandonar, exija uma atitude de si mesmo, se liberte dela, do contrário será ela quem conseguiu atingir seu objetivo, e para a frustração, não existem segundas chances, ela se empenha na primeira.










Nenhum comentário:

Postar um comentário