sábado, 13 de novembro de 2010

Primeira impressão? Minha intuição quem diz...

Um conhecido ditado diz “A primeira impressão é a que fica”. Mas será que isso ocorre em nossas vidas? Será que nossas decisões são na maioria das vezes movidas a uma primeira impressão visual?


Em uma sociedade como a nossa, este comportamento esta cada vez mais presente, julgamos primeiramente as pessoas por sua aparência e só depois analisamos como elas realmente são ou como nos tratam.


Nos primeiros trinta segundos de um encontro, a mente humana é capaz de formular 200 impressões. Na maioria das vezes estas impressões são as mais duradouras, e tudo que vier a seguir é ignorado ou influenciado pelo que pensamos inicialmente das pessoas.  Estas impressões transmitidas envolvem sinais silenciosos como expressões faciais, roupas, características físicas ou comportamento.


Em alguns momentos, a impressão negativa não é acompanhada de uma transmissão bem definida, nós simplesmente usamos o termo “O santo não bateu”, isso ocorre muito comigo. Convivo atualmente com algumas pessoas que se encaixam perfeitamente neste contexto. Qualquer coisa que elas façam será transmitida de forma negativa para mim, por quê? Pois levei em consideração a primeira impressão.


Mas a primeira impressão não pode ser considerada como um total problema quando ela vem acompanhada da intuição. Venho percebendo que minha intuição sempre esta certa, quando você não gosta de alguém, observe melhor o que você sente quando está ao lado desta pessoa, esquecendo seus preconceitos, perceba o que realmente ela lhe passa, isso pode ser essencial para definir o caráter de alguém.


Existem passos que orientam como causar uma primeira impressão, mas infelizmente digo que na maioria das vezes eles se tornam mentiras. Imagine se você quando conhece alguém, analisa esta pessoa através dos passos básicos que seriam: se ela está bem vestida, ou se comporta adequadamente, se sua expressão facial é agradável, enfim, tudo que você deveria considerar. No entanto você resolve ignorar o ponto mais importante, o que sua intuição fala daquela pessoa.


Você percebe que ela segue todos os pontos que são agradáveis para você, mas sua intuição diz que ela não é alguém confiável. É neste momento que o problema surge e que nos prejudicamos. Estamos tão focados na aparência das pessoas que esquecemos outras coisas mais importantes, como o caráter. O que elas nos passam intuitivamente. Podemos considerar a aparência, mas somente quando consideramos também a intuição.


Para os considerados mais “moralmente corretos” o que escrevo aqui, julgando as pessoas pela aparência ou pelo que elas transmitem a você, pode estar errado. Mas pode ser útil também...


Começe a perceber o que as pessoas passam com suas primeiras impressões, e se você tem alguma dificuldade nisso, quando conhecer alguém se faça apenas uma pergunta: Gostei desta pessoa? E não procure respostas racionais para isso, a reposta deverá vir de forma rápida, sem influências. Através disso o julgamento em relação à primeira impressão pode ser seu aliado.















Nenhum comentário:

Postar um comentário