sábado, 29 de janeiro de 2011

Você mereçe meu respeito?

Recentemente trabalhei em um pet shop. Aprendi muitas coisas naquele lugar, mas o que mais me chamou a atenção foi o tratamento que as pessoas têm com os animais.


Na maioria dos casos, as pessoas iam até o local para comprar um animal que não desse trabalho, não fizesse sujeira e que não tivesse qualquer reação negativa. Em muitos momentos pensei em indicar que estas mesmas pessoas comprassem um sofá, pois estas características são próprias de um móvel, e não de um ser vivo.


Em outros momentos, me deparava com aqueles que já tinham algum animal de estimação em casa, e assim que conheciam o que estava sendo vendido na loja, pensavam em se “livrar” dos antigos para que pudessem comprar algo, segundo eles, mais fácil de manter. Neste momento não conseguia me controlar, e acabava tratando estes seres com a mesma consideração que tratavam seus animais. Desprezo ou nojo.


É deprimente como algumas pessoas tratam os animais, elas são egoístas, preconceituosas e não tem conhecimento que eles possuem sentimentos e uma personalidade, que não pode ser domada ou moldada. Muitas pessoas criticam como trato meus cães e atualmente minha chinchila. Não considero que eu seja líder de algo, não adestro para que façam o que eu quero, nós temos uma relação em que estamos em um mesmo patamar. Muitas vezes já me vi falando “eu acho que eles são pessoas e eles acham que eu sou um deles”. Converso com eles como se fôssemos iguais.


Claro que em muitos casos me vejo respirando fundo pelas corridas com as patas sujas de terra e variações de humor de meus cães, ou correndo que nem uma doida tentando pegar minha chinchila que não quer voltar para a gaiola, mas ainda não me vejo os adestrando de tal forma, que pareçam robôs. Não gostaria de ser adestrada...


Tenho animais de estimação, pois quero amigos, uma relação de troca. Vi neste emprego que a intenção das pessoas em adquirir um animal de estimação é mostrar em muitos casos alguém que não são, ou querem compensar de alguma forma o amor que não tem por seus filhos. Ou ainda consideram que seja algo que poderão trocar ou descartar no futuro. E infelizmente é o que ocorre.

Claro que existem pessoas que compravam pelo motivo correto. Existem ainda pessoas que valorizam de forma certa seus amigos. O problema é que a quantidade destas pessoas ainda é pequena. Mas espero que isso mude...


Infelizmente conheço pessoas desprezíveis, elas ainda existem. E são pessoas falsas que odeiam animais e quando convém os tratam bem para conquistar e enganar. Só confio em pessoas que tem pelo menos um peixe em sua casa, não são todas que gostam de cães, gatos ou chinchilas. Mas quem pelo menos não mata suas formigas no jardim ou respeita as lesmas que andam por sua casa, merece meu respeito e minha admiração.













E você... Mereçe meu respeito?

Postagem dedicada aos meus amigos e também filhos, Pérola, Sabrina e Oswaldo. =D 










Um comentário:

  1. É horrível as pessoas que abandonam os animais por simplesmente se cansarem, uma vez fiquei muito irritado com uma pessoa que disse que não gostava do cachorro por que era muito meloso e deu ele para outra família pelo menos não largou na rua, mas já deixa o animal sei lá deve ser horrível trocar de dono, pois tem histórias de cães que se perdem de seus donos por vários motivos e que voltam para os seus lares as vezes longe mostrando uma forete ligação que tem com os mesmos.

    ResponderExcluir