sábado, 23 de abril de 2011

Hoje é dia de falar...

A comunicação através da fala entre nossa espécie foi um dos principais pontos para nossa evolução.  Com o tempo e as regras que a sociedade impôs aos seres humanos, parece que esta característica obteve certas restrições.


Quantas vezes nos pegamos controlando o que vamos falar ou como vamos expressar nossas opiniões para não ofender alguém, ou ainda para que certa pessoa não saiba exatamente o que pensamos dela. Dosamos nossas idéias e nossos sentimentos, estes últimos muitas vezes ignorados.


Quando não falamos exatamente o que pensamos, esta ação está sujeita a diferentes interpretações, posso falar algo que não seja totalmente coerente com minhas idéias, e dependendo do ouvinte, isto terá diferentes interpretações, podendo assim ser levado a diferentes resultados e ações.


As pessoas estão se acostumando tanto com a falta de diálogo, que quando não entendemos algo que foi falado, simplesmente interpretamos da nossa maneira e continuamos a conversa a partir das nossas conclusões, a pessoa que expressou a idéia de origem, conseqüentemente não entenderá o que falamos, ou nossa reação, e fará também as suas próprias, isto acabará sendo um circulo vicioso. A partir disso ou você terá uma pequena confusão que poderá ser esclarecida mais tarde, ou algo que influenciará suas decisões sobre aquela pessoa, o famoso mal entendido...  E desse mal entendido, poderá resultar em algo catastrófico, que poderia ter sido evitado com uma simples pergunta “Como assim? Não entendi...”


O famoso termo “Engolir sapo” também esta presente em nossas vidas. Quantas vezes somos ofendidos por alguém e simplesmente não conseguimos expressar nossos sentimentos, engolimos em seco a ofensa e quando questionados falamos “Tudo bem, não me ofendi”. Em nossos pensamentos gostaríamos de falar exatamente o que sentimos, e em muitos casos, esta seria a melhor opção. Pessoas que “engolem muitos sapos” um dia podem explodir, e quando isso acontecer a pessoa que não tem nenhuma relação com a ofensa poderá ser atingida, a partir daí novos mal entendidos serão produzidos.

Para que seus pensamentos entrem em harmonia com sua linguagem alguns passos podem ser seguidos, algo que estou tentando fazer:

1-     Se alguém lhe ofender, mostre isso, fale no momento que isso acontecer. Não adianta sua expressão facial dizer uma coisa e sua voz outra, para os outros estará tudo bem, mas seu comportamento em relação a eles mudará, e na maioria dos casos ninguém vai entender o que esta acontecendo.
2-     Acompanhando o pensamento anterior, se perdeu a oportunidade de falar sobre algo que lhe ofendeu, não se martirize por isso, esqueça, e na próxima oportunidade diga exatamente o que lhe incomoda.
3-     Não tire conclusões, se não entendeu qual foi a intenção da pessoa ao lhe dizer algo, pergunte novamente a ela.
4-     Não de indiretas para as pessoas. Sinto lhes informar, mas nem todas as pessoas conseguem ler pensamento, nem sei se isso é possível, quem sabe... Mas por exemplo eu não consigo, e sou uma tapada em indiretas, então fale claramente para os outros o que esta pensando, a partir do momento que isto não é feito, cada pessoa terá direito a um tipo de interpretação.
5-     Se sente desconforto em falar algo para alguém, modifique as palavras, mas não o significado, posso falar de diferentes formas que não ofendam alguém, tenha consciência disso. E em último caso, com toda essa tecnologia, mande uma mensagem ou e-mail, para algumas pessoas isso pode ser uma forma errada de comunicação, mas será melhor do que nada.
6-     E por fim, se falar algo que se arrependa, tenha consciência que este arrependimento durará bem menos do que o arrependimento que você terá ao não ter dito o que pensava.
7-     No mais use as palavras finais “Agora foi...”
quando se arrepender de algo que foi dito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário