sábado, 9 de abril de 2011

Humilhação gratuita...

O que leva uma pessoa a considerar que tem um maior valor que outra? Que possui uma posição de maior destaque na vida do que outros?


É estranho, mas ao mesmo tempo uma difícil realidade perceber que o ser humano costuma valorizar cargos e títulos de tal forma que a pessoa que os carrega acaba sendo esquecida.


Você pode encontrar alguém que não possui nenhum titulo educacional, ser uma pessoa que age de forma correta e honesta, valorizando quem a cerca, no entanto para a sociedade ela valerá menos do que a pessoa que possui um titulo de mestre ou doutor. Para a sociedade não importa o caráter, a ética, e sim o que o outro aparenta possuir.


O maior problema é quando estas pessoas que possuem um titulo maior, ou cargo, ou ainda posição social consideram também que sua importância é maior em relação às outras, o que resulta em uma humilhação gratuita na maioria dos casos.


E esta humilhação muitas vezes vem de uma vida pessoal frustrada, elas são valorizadas por seus títulos e dinheiro, como seres-humanos não são nada, desconfio que elas saibam disso, e este é o problema, quando se tem a certeza que você não seria respeitado sem uma posição, sem o poder, a humilhação se torna algo comum em sua vida, você precisa afirmar de alguma forma sua importância, mesmo que imaginária.


Percebo pessoas que não me conhecem, não sabem nada sobre minha vida, mas por eu ter uma faculdade acabam supervalorizando minhas habilidades, ou me deparo também com o inverso, pessoas que consideram a minha graduação como algo de pouca importância, pois estas possuem títulos maiores, ou cursos que elas consideram serem de maior importância... Quem eu sou, na maioria dos casos é ignorado.   


O que é estranho também é perceber que pessoas que já passaram por algum tipo de humilhação acabam valorizando situações em que elas podem ser vitimas no futuro, ou seja, também possuem seus preconceitos, consideram serem melhores que outros por estarem em determinada situação, julgam, e quando são julgadas, a injustiça antes inexistente aparece misteriosamente.


Por isso pense na posição que ocupa atualmente na sociedade, não quero saber os títulos que possui, ou cargos que trabalha, quero saber o que faz para os outros, como os trata, a partir disso você poderá ser valorizado...







2 comentários:

  1. Muito legal o seu blog, as vezes a gente supervaloriza uma pessoa por determinado cargo e a pessoa na verdade é a mais errada e não da o valor certo as coisas, passa por cima das regras faz tudo errado.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo... E uma das promessas que fiz no ano novo foi não valorizar pessoas pela posição social ou cargo, sempre bato de frente com elas, mas me sinto bem melhor, hehe =D

    ResponderExcluir