sábado, 17 de setembro de 2011

Bajular? Não, obrigada...

Existem muitas coisas que me irritam profundamente nesta vida, e uma delas é a bajulação. O bajulador, vulgarmente chamado de puxa-saco, na tentativa em ganhar confiança de alguém ou conquistar algo, sempre irá agradar ou valorizar excessivamente a pessoa que será o meio de suas vitórias.


Pessoas bajuladoras, normalmente não possuem qualidades ou competências suficientes para se destacar, e acabam usando os outros e sua influência para que consigam algo.


Pessoas como eu, que odeiam puxar o saco dos outros, em alguns momentos acabam sendo prejudicadas, pois o que é valorizado acaba sendo esta ação, e a competência dos que estão em volta é camuflada pelos falsos elogios.


Tentei apenas uma vez fazer isso, mas foi tão falso que além de me sentir péssima com a situação, minha expressão facial mostrava claramente que o que eu falava não era compatível com meus sentimentos em relação à pessoa. Claro que não ocorreu o resultado esperado, depois desta única vez percebi o quanto isto é errado.


No entanto existem pessoas que tem um talento natural para a bajulação, fazem com tanta tranqüilidade que se torna algo normal em suas vidas, a partir daí, seu esforço para que haja o desenvolvimento de suas qualidades não existe mais, pois se torna mais fácil bajular alguém do que lutar e mostrar sua real competência em relação a algo.


Podemos reconhecer facilmente um puxa-saco, tudo que a pessoa que esta sendo bajulada fala é o certo, se alguém é contra ela, o puxa-saco será o primeiro a defendê-la, sempre as necessidades do outro estarão em primeiro lugar, muitas vezes anulando as dele.


É normal admirarmos alguém, mas não podemos confundir a admiração com a bajulação. Ao admirar uma pessoa você tem consciência que ela possui defeitos e limitações, no entanto o bajulador anulará estes pontos, para ele isso não existe, e mesmo que todos em sua volta estejam mostrando que existe uma postura incorreta, para ele tudo o que o outro faz é o certo, mas não por fidelidade e sim por intenção em conseguir algo melhor no futuro.


Infelizmente ainda aparecerão muitos bajuladores, pois ainda irão existir pessoas que adoram ser bajuladas, não podemos culpar só uma das partes. No entanto é importante lembrar que esta relação nunca será sincera, e no momento em que alguém com meios melhores aparecer na vida do bajulador, este abandonará sua vitima, e irá para a próxima conquista.


Posso não conquistar algumas coisas através da minha sinceridade, no entanto quando as conseguir será através da minha capacidade, e não a dos outros, e isto para mim terá um valor bem maior. Espero sinceramente que você também valorize a mesma idéia, do contrário se for um bajulador ou adora ser bajulado, fique longe de mim, minha capacidade em conquistar coisas por mim mesma, agradece.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário