sábado, 10 de setembro de 2011

Hoje é dia da dúvida?

Todos em algum momento de suas vidas acabam formando dúvidas em relação a algo, isto é normal. É exatamente por termos algumas dúvidas que acabamos por formar também nossos medos.


Temos medo em escolher o caminho errado, optar por uma atitude que pode não ser a correta. Em muitos casos acabamos desistindo de algo que não teria solução. Ou sua resolução apresenta tantas interrogações que a desistência seria o melhor caminho, mas mesmo assim a dúvida mais uma vez aparece, será que ao desistirmos, tomamos a decisão correta?


A dúvida é nossa pior inimiga, se estivéssemos 100% certos em todas as ocasiões, mesmo que determinada questão não desse certo, saberíamos que nossa escolha foi a melhor, independente do resultado. No entanto ela sempre está presente, e quando algo dá errado, o primeiro pensamento é “E se...”, o que acaba nos levando a um sofrimento maior.


Temos duvida em relação a muitas coisas, as oportunidades de trabalho que deixamos passar, atitudes que não tivemos, pessoas que não mostramos nossos sentimentos por termos a dúvida se sentiam o mesmo por nós, ou ainda, temos certeza do que sentimos ou queremos, no entanto temos a dúvida do que fazer para que consigamos realizar nossos desejos, enfim, sempre este sentimento em algum momento ou por algum período em sua vida acabará aparecendo.


Não acredito que existam pessoas que sempre tem certeza do que fazem ou sentem, em alguma ocasião a dúvida esteve presente, mesmo que elas não admitam isso. Quando eu mostro dúvida em relação as minhas escolhas e percebo alguém julgando e criticando, identifico facilmente os pontos em que esta pessoa acaba sendo vitima da duvida, e acabo rindo com isso, pois ela está tão preocupada em resolver as minhas, me direcionando para o melhor caminho, que esquece que sua vida está sendo ignorada por ela mesma, e conseqüentemente sua evolução.


Talvez a razão de nossas dúvidas tenha origem a partir das informações que se acumulam ao longo dos anos, desde nossa infância. Sempre somos orientados por alguém, pais, professores, chefes, enfim, pessoas que são importantes em nossa vida. Entretanto esta orientação acaba sendo, em alguns casos, incompatível com nossos desejos e sonhos, mas ela existe. Sempre existiu alguém, em algum momento, que tomou as decisões por nós, isto de certa forma é uma falsa segurança.


Quando precisamos adotar alguma atitude ou determinado comportamento, nos tornamos confusos, e não sabendo o que fazer acabamos buscando orientações de outros, que nem sempre serão as melhores. Por mais que alguém lhe conheça, ele nunca saberá exatamente seus sentimentos ou todos os pontos envolvidos em uma questão, e o que poderia ser facilmente resolvido com uma atitude sua, acaba sendo prejudicado por um ponto de vista do outro.


É próprio do ser humano o ato em ter a dúvida, até é bom, pois através dela podemos pensar melhor evitando uma atitude precipitada em relação a algo, no entanto ela pode lhe fazer perder grandes oportunidades.


Alguns pontos importantes para que a dúvida seja melhor aproveitada seria não ignorá-la. Existem pessoas que criticam quem possui a dúvida, mas não se esqueça que estas mesmas pessoas possuem as suas, e não as mostrando, concerteza estão em uma situação bem pior. Perceba e analise bem os caminhos que irá seguir em sua vida, quando decidimos por algo, temos o medo em perder o que foi conquistado, deixando para trás nossas recentes conquistas ou deixando o que ainda não desistimos de conquistar, mas nem sempre será assim, se o medo de perder se sobressair pelo desejo de conquistar o que está à sua frente, acabará não tendo nada.


E por fim, quando a dúvida aparecer e você optar por determinado caminho, escute a pessoa que melhor conhece suas necessidades, você mesmo. E se perceber que a escolha foi a errada, não será uma fraqueza desistir de tudo e começar de novo. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário