sábado, 5 de novembro de 2011

Desistir = Evoluir

A sociedade sempre manteve a idéia de que pessoas que desistem de algo estão fadadas ao fracasso, para a maioria das pessoas quando você desiste de qualquer coisa que seja em sua vida, você estará adotando uma atitute de derrota, de conformação. Entretanto o ato de se desistir de algo, muitas vezes é um processo de evolução.


Chega um ponto na  vida de qualquer pessoa em que é necessária uma mudança, seja em suas atitudes, objetivos ou até o ambiente que ela frequenta. Estamos tão focados na vitória, no desejo em se conquistar algo, que esquecemos que uma mudança de atitude ou comportamento poderá ter um resultado bem mais benéfico do que o esperado, ou seja, uma desistência de antigos padrões, poderá nos levar aos nossos objetivos.



Um exemplo seria em nosso ambiente de trabalho. Em muitos momentos estamos tão focados em nossa carreira, que mesmo quando insatisfeitos, acabamos desconsiderando o ato de desistir, pois seremos aos olhos do outro um fracasso, e preferimos continuar em um ambiente que nos faz mal, do que assumir que desistimos.


É importante que lutemos por nossos objetivos, não seria positivo desistirmos na primeira dificuldade, esta ação sim seria um fracasso, no entanto em qualquer situação é necessário que criemos uma linha imaginária, ou seja, é importante que tenhamos a consciência de até onde vale a pena irmos para conseguir o que queremos. Até que ponto não desistir é a melhor solução.


A partir do momento em que esta linha é definida, a consciência de quando desistir será melhor percebida, no entanto é importante destacar que a desistência não será necessariamente da situação, dos seus sonhos, mas sim, de suas atitudes, Talvez o modo como você venha lutando por algo seja o errado, então a desistência será direcionada a isto, esta mudança interna.


Do contrário, quando qualquer mudança de atitude ou intenção desta mudança não tem o resultado esperado, o ideal será a desistência completa. Em muitos casos estamos dispostos a mudar, mas quando percebemos que as pessoas que nos cercam não tem a mesma intenção, não aceitam ou ainda ignoram  esta mudança, uma linha automaticamente é criada, em que mostra que naquele momento a desistência é o melhor caminho.


Quando você não cria esta linha que descrevi, a vida acabará criando uma para você. Venho percebendo situações em que estou tão agarrada a objetivos e sonhos, estando disposta a mudar muitas das minhas atitudes, no entanto, percebo que não existe a evolução, e neste caso  a desistência de apenas comportamentos não são o suficientes, e sim da situação em questão, de tudo que a envolve. E esta linha não foi criada por mim, e sim pelos outros. E talvez ocorra o mesmo com você. E desta forma a desistência será bem mais dolorosa.


Sendo assim, crie mais linhas em suas vidas, primeiro observe se suas atitudes devem ser descartadas, em seguida, se ainda sim não existir a evolução desejada, desista de tudo, não tenha vergonha em assumir que desistiu de algo, pois somente deste modo sua vida poderá evoluir.












Um comentário:

  1. Belo texto. É bem isso: até que ponto vale a pena ir em frente sem evolução? Estou desistindo neste momento (tema de meu Tcc 1/2): Se eu passar nesta fase, a próxima me fará olhar para trás e ver que tudo poderia ser mais simples e, factível em um curto prazo.

    ResponderExcluir