sábado, 4 de setembro de 2010

Jesus te ama! Eu não...

Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico. Podemos perceber através desta definição que o termo religião não define a um conteúdo metafísico em específico, não podendo assim determinada religião ser considerada correta ou não.



Por muito tempo freqüentei a igreja católica, mas com o passar dos anos percebia que o que era demonstrado ia contra o que eu acreditava ou não fazia sentido. Já passei por diferentes crenças, e depois de um tempo as observando o que mais chamou a atenção não foram seus princípios, e sim as pessoas que a freqüentavam.



A maioria das religiões tem como principal objetivo a melhoria da vida espiritual do ser humano levando-o ao respeito do próximo. E será que este objetivo está sendo alcançado? Convivendo com diferentes pessoas, de diferentes religiões posso claramente perceber que este objetivo é alcançado quando as pessoas vão à igreja, no entanto quando elas saem de lá, tudo é esquecido, e seu comportamento muda radicalmente.



Não conheço muito bem sobre o que determinadas religiões ou cultos, como você preferir chamar, pregam. Entretanto desconfio que o julgamento, a traição, e o preconceito não são algo que uma religião deveria adotar. Em muitos casos as pessoas que a freqüentam são exemplos claros do que não fazer em uma sociedade. O que estas pessoas fazem é julgar outros comportamentos, ao mesmo tempo em que declaram que nunca fazem isso. Tem preconceitos, mas gritam para quem quiser ouvir que respeitam a todos de forma igual.



Este comportamento falso esta cada vez mais presente em nossas vidas. Já vi casos em que foi falado que não devemos nos basear em pessoas e sim nos princípios da religião. Mas se não podemos confiar nas pessoas desta religião, o que nos resta? Devemos fechar nossos olhos para o que ocorre a nossa volta?



Outro momento em que a hipocrisia da religião está presente, é o momento em que as pessoas desejam o mal uma para as outras. Todos em algum momento já fizeram isso, eu mesma quando não gosto de alguém, acabo desejando. Assumo isso sem problema algum, e não tenho nenhuma religião para mascarar isso. Mas as chamadas pessoas “religiosas” não!!! Elas adoram a idéia de que desejam o mal, mas em determinado dia da semana seus pecados são perdoados, se elas realmente sentirem arrependimento disso. Em seguida, tudo se repete. Em muitos casos estas pessoas não consideram seus pensamentos maldosos, é o tipo de gente que tem seus preconceitos e declara que a pessoa que é vitima deles é quem esta fazendo algo errado, não percebe que é ela o verdadeiro erro.


                       


As religiões têm certa parcela de culpa nisso, já vi casos em que determinadas crenças não respeitam outras, exemplo de intolerância. Em outros momentos vi preconceito em relação à opção sexual das pessoas por parte das religiões, o que não me admira que quem as segue tem o mesmo preconceito, e acha isso normal. O que me chama a atenção é quando estas crenças ou pessoas intolerantes são vitimas de preconceito, elas se revoltam de tal maneira que chega a ser engraçado.


                   

Algo que me chamou a atenção foi que em algumas religiões não é adotado o uso de templos, para as outras que usam isso é algo inadmissível. Entretanto estas mesmas religiões que julgam o não uso destes locais, ultimamente fazem o uso do chamado “culto on-line” onde você não precisa sair de sua casa e pode assistir uma missa, ou que quer que seja, onde você estiver... Achei isso muito engraçado... Cabe a pessoa que estiver lendo agora refletir sobre o que escrevi. Será que não é a mesma coisa? Se nossa casa pode ser transformada em um templo, outros locais também não podem? As pessoas não têm o direito em escolher onde farão suas orações? Resposta: Sim, sim e Tem o direito SIM!


                         

Assumo aqui, tenho meus preconceitos, tenho meus pensamentos maldosos, não gosto de muitas pessoas, mas o que me diferencia? Assumo! E quando você assume, se torna bem mais fácil, em muitos casos a maldade deixa de existir, pois você não a ignora, e com isso ela não cresce.


                             

Não se esconda atrás de algo que não acredita, ou finje acreditar. Não transmita princípios que não cumpre, e este é o problema da maioria das pessoas. São intolerantes, mas não assumem isso. O problema não é assumir, o problema é mascarar. Os principais crimes da humanidade foram cometidos por pessoas que consideravam que seus erros eram o certo.



                 










2 comentários:

  1. muito legal!!!! heh ate guardei a figura do camelo heheh :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, a figura do camelo diz muita coisa não é mesmo? hahaha

    ResponderExcluir