sábado, 11 de junho de 2011

Então vou ser!

Durante nossa vida assumimos diferentes papéis de acordo com a situação. Não digo uma mudança de personalidade, mas uma adaptação a determinado momento.


Um desses momentos seria quando nos relacionamos com as pessoas, dependendo com quem estamos lidando ou com o que esta sendo exigido, nosso comportamento e ações são influenciados.


Como exemplo podemos observar um pai que precisa ser mais enérgico com o filho, pois este teve um comportamento inadequado, ou uma mãe que parabeniza a filha por determinada ação, ou ainda quando tratamos de uma forma nossos amigos e de outra nossos familiares, mas sempre de acordo com o que esta acontecendo ou como nos sentimos em relação a algo ou alguém.


Através destes comportamentos e ações, a visão das pessoas em relação a nós é formada, adjetivos são colocados, e alguém ou um grupo poderá nos definir.







Normalmente nós definimos como vamos nos comportar em relação a alguém, que sentimento nos rege no momento. Entretanto existem pessoas que definem o que somos para elas, nosso comportamento pode já ter sido definido por nós, mas a visão que os outros têm acaba sendo totalmente diferente.


Para ser mais clara, posso citar a seguinte situação, você pode ter algum sentimento positivo por alguém, entretanto esta pessoa não lhe valoriza de nenhum modo, todas as atitudes que você tem em relação a ela são ignoradas, neste momento alguém diria, então devo provar o contrário? Continuar tentando mostrar meu valor?  Não... É neste momento que sua capacidade em se adaptar a situações deve ser adotada, se alguém não lhe valoriza, seja na família, emprego ou em um relacionamento, o certo é se colocar neste papel e seguir em frente. Abandonar seu relacionamento com aquela pessoa. Se ela não lhe valoriza por algum motivo, prove que ela esta certa, a abandone... a dê motivos para não lhe valorizar, parece estranho... mas é o ideal. Então você se adaptará ao que já tinha sido definido.


Algumas pessoas me classificam como alguém antipática ou anti-social sem ao menos me conhecer, em alguns momentos meus sentimentos por aquelas pessoas não me fariam ficar assim, mas elas já definiram este comportamento, não procuro provar que elas estão erradas, se já adotaram um pré-conceito, não me preocupo em mudá-lo, e assim adoto a capacidade em mudar meu comportamento, tendo uma atitude antipática e anti-social e sigo em frente. Pode parecer um pouco radical, mas para algumas pessoas, esta atitude é necessária, elas não irão mudar o que pensam a seu respeito.


Se eu tenho uma postura em relação a alguém ou a algum grupo, e esta postura esta em desacordo com o que os outros acham, muitas vezes devemos adotar este comportamento, mudar o que for necessário, e não tentar uma aproximação.


Comece a analisar as pessoas que estão a sua volta, quem exige estas mudanças de comportamento, perceba quem vale a pena tentar provar o contrário, apesar de isto não ser muito indicado, e quem deverá ser ignorado para que você tome um novo caminho.

Como Clarice Lispector disse “Já que sou, o jeito é ser.” 







Nenhum comentário:

Postar um comentário