sábado, 13 de agosto de 2011

Mea culpa...

Em muitos momentos da nossa vida, passamos por situações em que temos a tendência em colocar a culpa no outro dependendo do resultado obtido. Em postagens anteriores enfatizei que não devemos permitir que a outra pessoa  deposite sua culpa e frustrações em nós, que em muitos momentos o erro não foi nosso, no entanto hoje teremos outro foco. O que acontece quando realmente parte ou toda a culpa é nossa?


Percebo que em alguns momentos da minha vida, tive grande parcela de culpa no desenrolar dos acontecimentos e seus resultados. No entanto estava tão focada no erro dos outros, que os meus próprios foram ignorados. Não sei hoje se o outro de alguma forma errou, ou percebe se errou, mas não importa, pois consegui identificar quais foram meus erros e o que poderia ter sido alterado no momento para que o resultado fosse outro.


Este é o principal ponto de hoje. Em muitos casos depositamos nossas frustrações em outras pessoas, não percebendo que suas atitudes não são em alguns momentos erradas, mas próprias de um individuo. Quando usamos a pessoa como um espelho, ou seja, com expectativas criadas sem nenhuma base, tudo que ela fará será considerado o errado, mas não percebemos que o erro esta sendo o nosso.


Quando assumimos que temos certa parcela de culpa no que aconteceu, percebemos o que podemos mudar e como. Em meu caso percebi que minhas atitudes estavam me acompanhando em todas as ocasiões semelhantes. Seria como um ciclo, em que todo o erro estava se repetindo.


Quando você assume, e percebe isso, impede que no futuro, os mesmos erros e atitudes sejam executados. Percebe como poderia ter agido, e se prepara para não cometer as ações que um dia lhe prejudicaram.


O ato em assumir a culpa, vem acompanhado do medo, e muitas vezes do orgulho, pois assumimos para nós mesmos o que foi feito de errado, no entanto não temos a coragem em assumir perante o outro, prejudicando qualquer possibilidade de reparo.


Comigo é o que ocorre, ao assumir parte da culpa, percebi que tenho comigo o orgulho e o medo, e ainda uma grande dose de desorientação. Em alguns momentos não sei como agir em determinada situação, devido ao medo de assumir meus erros, e também em assumir meus sentimentos, neste último caso tendo presente o orgulho.


Este é o erro da maioria das pessoas, todas estas características juntas acabam prejudicando possíveis resoluções de uma situação, ou pelo menos um melhor entendimento desta.


Hoje vejo o quanto perdi grandes oportunidades com estas atitudes, e espero que se você possui algumas delas veja também. A vida concerteza não lhe dará outras chances, e se elas existem você terá dificuldades em percebê-las devido a todos estes sentimentos negativos. No meu caso se novas chances aparecerem para algumas situações, choverá duendes... E percebo que o momento passa por um período de seca, e parece que continuará assim...


Mas ao assumir seus erros e culpa, e perceber que o orgulho e o medo o acompanham não se martirize por isso, é o que tento fazer. Assumir que errou será o primeiro passo, nem sempre podemos voltar e concertar tudo, no entanto novas coisas virão para nossas vidas, e conseguiremos não repetir o que foi feito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário