sábado, 6 de agosto de 2011

Competir X Evoluir

A competição sempre esteve presente na vida do ser - humano, seja para conquistar algo ou alguém. Esta ação sempre fez parte da nossa evolução permitindo que através dela melhorássemos como pessoas ou sociedade. No entanto algumas pessoas acabam acreditando que uma competição exagerada será a única maneira em se conquistar algo ou ganhar o espaço que desejam.


Sempre me considerei uma pessoa competitiva, e em alguns momentos um tanto individualista, mas durante esta semana percebi o quando meu grau destas duas características esta baixo. Nunca tive um contato tão próximo com pessoas em que a competição e o individualismo são as bases para suas vidas.


Não estou generalizando, das pessoas em que tive contato esta semana, e ainda vou continuar tendo, algumas se mostraram com características positivas, e estão fora deste grupo, o que acaba fazendo com que também em alguns momentos sejam vitimas da competição e do individualismo dos outros.


O excesso da competição ligada ao individualismo acaba prejudicando seu relacionamento com o outro, estas ações não lhe permitem a troca de idéias, ou experiências. Tudo isso acaba também levando a criação de preconceitos e criticas em relação a algo ou alguém.


Algumas pessoas estão tão preocupadas em conquistar coisas em sua vida, que não percebem que necessitam em alguns momentos dos outros para que isso ocorra. Já vi casos em que alguém tratou o outro de forma tão preconceituosa, e mais tarde precisou que esta mesma pessoa o ajudasse, ocorreu que o resultado das suas conquistas dependeria naquele momento de quem antes era julgado. E se isto acontecer o resultado poderá ser perigoso...



Isso que acaba sendo o principal problema da sociedade, é normal que não simpatizemos com alguém, não digo que devemos amar e nos dar bem com todos, nossas diferentes personalidades não permitem que isso ocorra em alguns momentos, no entanto quando você não conhece alguém, e já tira suas próprias conclusões, que vieram do seu egoísmo, espírito competitivo e individualismo, então é criado um problema, esta ação é a errada.


Quando conhecer alguém, não permita que estas características que citei interfiram em seu relacionamento. Se isso ocorre você poderá perder grandes oportunidades em trocar informações que poderão ajudá-lo em sua evolução pessoal. É importante que adotemos um pouco de competição e individualismo em nosso cotidiano, mas de forma saudável, a partir do momento em que você percebe que somente isso move sua vida, concerteza você terá um problema no futuro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário