sábado, 27 de agosto de 2011

Vamos ser rebeldes?

Muitas pessoas defendem que em alguns momentos devemos adotar um lado infantil, um lado inocente, em que a forma de encarar a vida seja sem preocupações e de forma simples, o que teoricamente uma criança costuma fazer.


No entanto em muitas ocasiões, esta parte “criança” deverá dar lugar a uma personalidade rebelde, uma personalidade adolescente. Todos passaram pela adolescência, entre das muitas características, podemos observar a capacidade do adolescente, em alguns pelo menos, de tentar descobrir e afirmar sua real personalidade, conseguir que os que estão a sua volta o respeitem como individuo.


Mas com o passar do tempo, e a vinda da vida adulta e suas responsabilidades, acabamos por nos moldar a uma sociedade, nossos gostos e sonhos acabam tendo que ser reformulados para que se adaptem a um padrão já pré-estabelecido.


Poucos são os que conseguem lutar para manter o que são, e realmente admiro pessoas assim. Entretanto outros acabam sendo moldados e recriados. Percebo pessoas que declaram seus gostos e desejos, no entanto o fazem com vergonha ou receio de serem julgados, e quando chegam ao ponto em que a camuflagem não é mais possível, sempre acabam sendo vitimas das famosas frases “Não conhecia este seu lado” ou “O que aconteceu? Você não era assim quando lhe conheci”


Este é o problema, estamos tão preocupados em formar uma imagem que se adapte ao meio em que vivemos que acabamos esquecendo quem realmente somos. E isso também é feito quando queremos agradar alguém, acabamos adotando gostos ou uma postura que não são compatíveis com a nossa essência, e isto acaba sendo perigoso, pois em algum momento o outro perceberá quem somos, e haverá a partir disso julgamentos e cobranças.


É normal mudarmos com o tempo, mas se realmente estivermos sentindo o que declaramos, ou como nos comportamos. É importante ter um equilíbrio com o que somos e o que mostramos, mesmo que este seja um preço alto a se pagar. Não podemos esquecer que quem está a nossa volta, também muda, e quando mudamos por alguém, esta pessoa poderá não se contentar nunca, pois ela também irá mudar, tendo novas expectativas e cobranças. Acabará sendo uma situação sem fim, em que você sempre terá que se adaptar, e ao final descobrirá que viveu em função do outro.


Venho percebendo que ando adotando um lado mais adolescente, mais rebelde, em que não tenho vergonha em assumir meus gostos e defendê-los, tento não me preocupar com o que as pessoas pensam ou com o que elas esperam. Não tenho como saber se elas continuarão na minha vida, e se eu mudar por elas, as próximas exigiram o mesmo de mim, e fazendo isso corro o risco de esquecer quem sou e do que gosto.


É sempre bom mudar, mas quando mudamos por nós e não pelos outros. Adote mais vezes um lado adolescente e rebelde, nunca é tarde para que se faça isso. Tenha consciência que em algum momento esta atitude causará problemas, você poderá perder algo ou alguém, isso é normal. Mas no final quem você é nunca será perdido. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário