sábado, 20 de agosto de 2011

Você sabe quem eu sou?

Em diversas situações, assumimos diferentes posturas que são próprias para que nos relacionemos da melhor forma possível com cada pessoa. É normal do ser humano possuir diferentes características em sua personalidade. No entanto muitas destas faces adotadas são falsas, não sendo compatíveis com o comportamento que a pessoa esta mostrando no momento.


Percebi durante a semana esta situação. Pessoas que se diziam simpáticas, extrovertidas ou ainda, com grande capacidade em se relacionar com os outros, enquanto citavam estes comportamentos, mostravam o contrário, sendo egoístas, não respeitando quem as ouvia ou ignorando-as. Assim diziam uma coisa e agiam de outro modo.


O problema da maioria das pessoas é a constante idéia de que devemos sempre ser perfeitos e agradar os outros. Ninguém quer assumir seus defeitos, pois quando os assumimos, corremos o risco de afastar os que estão a nossa volta ou não conquistarmos o que desejamos. E a maioria não consegue aceitar isso, adotando assim uma postura incompatível com quem ela realmente é.


No entanto quando adotamos características falsas, não conseguimos conservá-las por muito tempo, no caso das pessoas em que observei isso acontecendo, elas no mesmo instante desabavam, mostrando sua verdadeira face. Se adotarmos uma postura falsa durante um tempo, quando mostramos quem realmente somos, as pessoas que estão ao nosso redor poderão se afastar do mesmo modo, pois conhecerão um lado que antes foi omitido.


O contrário também esta presente em nossas vidas, muitas vezes depositamos tantas características positivas em alguém, ignorando seus possíveis defeitos, ou acreditando que a pessoa não os tenha, que quando acontece algum problema ou desentendimento, a primeira reação é nos afastarmos.


A ausência de defeitos também nos afeta, os outros acabam colocando tantas expectativas em nós, ignorando que somos humanos com nossas dúvidas e medos, que quando cometemos algum erro, estas pessoas se afastam de nós, não percebendo que também eles podem ter nos frustrado de algum modo. E em vez de um aprendizado entre duas ou mais pessoas, ocorre a perda de qualquer possível entendimento.


Por isso, quando conhecer alguém, não crie expectativas em relação a esta pessoa, conheça quem realmente ela é e não a julgue por suas ações ou falta destas, ela pode ter algum motivo para agir de determinado modo, ou ser um traço de sua personalidade. Se você realmente a valorizar irá entender isso. E nunca esconda quem você realmente é para conquistar algo ou alguém, se os que estão à sua volta não aceitarem isso, não será você que sairá perdendo, pois terá outras ocasiões em que sua verdadeira personalidade será valorizada.  


Venho tentando não criar expectativas em relação aos outros, perceber quem realmente são, e aceitá-los, do contrário não exijo algo que não possuem. É algo complicado a se fazer, um traço da minha personalidade que venho trabalhando. E espero que os outros não criem expectativas a meu respeito, ja aviso com antecedência, não sou perfeita, e só conseguirá ficar ao meu lado as pessoas que reconhecem e valorizam isso.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário