sábado, 22 de outubro de 2011

Cultivando a paciência...

"Ansiedade: Caracteristica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, entre outras..."


Todos em algum momento de sua vida passaram por este problema, seja por algumas horas, dias ou até meses, tudo irá depender do motivo que causou esta ansiedade. É normal nos preocuparmos com antecedência em relação a algo. É próprio de nossa natureza, e até faz com que tomemos atitudes para resolver os problemas que nos cercam.


O problema surge quando focamos apenas no motivo e acabamos direncionando nossas decisões nele. Em diferentes situações nossas expectativas e consequetemente ansiedade em relação a algo ou alguém são tão grandes, que qualquer decisão que tomarmos será pautada no que esperamos que aconteça, e infelizmente em alguns momentos nada acontece.


E quando nada aconteçe, a frustração com certeza aparecerá, e consequentemente a ansiedade aumenta, pois ainda temos esperança que a resolução de algo surja como um passe de mágica, e todos estes sentimentos juntos acabam nos fazendo ignorar uma realidade, que se não fosse deturpada nos pouparia tempo, mostrando novos caminhos a seguir ou novas atitudes a tomar.


  Cada vez que nos deparamos com a situação que é motivo de nossa ansiedade, se não admitirmos este problema, acabaremos criando novas expectativas, e talvez até novas frustrações, será um ciclo que não nos levará a qualquer solução, apenas a falsas esperanças.



Claro que como todas as questões, sempre existe um lado positivo. A ansiedade em nossa vida também permite um maior alerta, existem momentos em que ela é usada para que possamos perceber possiveis caminhos ou melhores atitudes a serem tomadas, ou até nos prepararmos para determinada situação.


Entretanto quando percebemos que nossas decisões estão sendo tomadas de forma errada, e esta ansiedade esta aliada a uma expectativa em relação a algo que talvez nunca aconteça, isto se torna um problema. Devemos perceber que existem coisas que nunca acontecerão em nossas vidas, ou talvez não dependam somente de nós para que elas sejam realizadas, e quando percebemos isso o melhor neste caso é parar e pensar nas oportunidades que estão sendo perdidas, que interferência esta ansiedade está tendo em nossas escolhas. Parar de tentar, de se preocupar com o que poderá acontecer, com o que queremos que aconteça.



Percebi que estou deixando a ansiedade invadir minha vida mais vezes, minhas decisões acabam sendo tomadas baseadas em coisas que quero que aconteçam, sendo que não há indicio de que isso ocorra, acabo também modificando o real significado das situações devido as minhas expectativas em relação a algumas coisas. E percebo que isso deve parar, eu devo ter este momento em que a paciência deverá ser cultivada, e meu foco deverá ser mudado, para mim mesma e não para os outros. Sugiro que faça o mesmo se percebe também isto em sua vida. Não deixe que a ansiedade acabe dominando suas decisões, não crie expectativas, o ideal é a espera, parar de se preocupar tanto com as coisas que podem acontecer e perceber o que esta acontencendo no momento e a partir disso tomar suas decisões.













Nenhum comentário:

Postar um comentário