sábado, 1 de outubro de 2011

Se for... Que seja certo!

Quando penso no que quero para minha vida profissional, sempre busco algo que me traga satisfação. Quando você faz algo que lhe traga outros benefícios além do dinheiro, o trabalho em si acaba tendo um resultado ainda melhor.


No entanto, venho percebendo que este ponto não é valorizado pela maioria das pessoas, elas estão tão focadas em seus salários no final do mês, que tudo que fazem durante ele acaba sendo prejudicado.


Claro que nem todas as pessoas podem se dar ao luxo em trabalhar por plena satisfação, nossas responsabilidades e necessidades do cotidiano acabam interferindo nisto. Mas temos que ter a consciência que se estamos em determinada profissão, seja por satisfação ou obrigação, devemos arcar com suas responsabilidades e cumprir de forma correta o que ela exige.


Este é o problema das pessoas, quando você exerce uma profissão, suas escolhas e conseqüências não envolvem só você, mas todos que dependem de seus resultados.  Quando você se comporta de forma medíocre, acaba interferindo na vida de quem depende direta e indiretamente do que você faz, e isto é o que as pessoas têm dificuldade em identificar.


Como exemplo, percebo o descaso de alguns profissionais que declaram abertamente que o que deixam de fazer não importa, pois ganhando o salário no final do mês não precisam se preocupar com as pessoas que estão a sua volta, ou com o que elas querem. Vêem apenas suas necessidades, e quando estas mesmas pessoas são vitimas do descaso dos outros, se sentem ofendidas e lutam agressivamente por seus “direitos”.


Venho percebendo também quem considera seu emprego como um parque de diversões, onde seu principal objetivo é a conversa, confraternização no final do ano com presentes e festas, e um relacionamento de fofoca com seus colegas. Amizades de interesse também se tornam um objetivo. Na sua frente todos são amigos de infância, mas quando você vira as costas a primeira atitude é o julgamento e em alguns casos, uma bela puxada de tapete acompanhada com uma facada em suas costas.


Considero que quando você escolher uma profissão faça esta escolha com responsabilidade, tenha consciência de que as pessoas dependerão do que você faz, dos seus resultados, e em muitos casos até a vida delas estará em suas mãos, e você não pode se dar ao luxo de trocar esta vida por um salário, fofocas, festas ou ociosidade. Seja inteligente, tenha um compromisso com a escolha que você fez, do contrário saia desta área e vá para outra, mas nunca fique em uma profissão que acabará sendo prejudicada pela sua falta de comprometimento e competência.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário