sábado, 9 de julho de 2011

Vamos analisar?

“Em uma manhã, um pequeno pássaro invadiu uma sala pela janela aberta. Ao perceber o que havia feito, o animal entrou em desespero e tentou de todas as formas sair daquela sala. Por várias vezes batia com o corpo no vidro da janela, e cada vez que fazia isso, se machucava ainda mais. Seu desespero ia aumentando cada vez que ele observava o que estava através do vidro, e percebia que não iria conseguir sair. Depois de alguns minutos tentando sair, e cada vez batendo seu corpo contra o vidro para que isso acontecesse, o animal caiu no chão todo ferido. Já no chão o pássaro percebeu que a alguns centímetros abaixo de onde ele batia, estava a saída, no entanto o pássaro não tinha mais forças para continuar e morreu.”


Em quantos momentos de nossa vida agimos como este pássaro, estamos tão focados em um objetivo, problema ou em alguém que todas as opções ou soluções que nos cercam acabam não existindo.


Nossa visão acaba sendo cegada por uma necessidade em resolver ou conquistar algo. Muitas vezes não percebemos que apenas uma mudança de planos ou perspectiva acaba resultando em uma solução ou conquista.


Não é necessário abandonar algo na primeira dificuldade, mas sim observar de uma forma fria, o que temos, como conseguimos, e prever o que ainda poderemos conquistar, e se há chance disso. Na história acima, para alguém que entrasse na sala, esta pessoa perceberia facilmente que a saída estava a alguns centímetros de onde o pássaro batia, mas para o animal isso não existia, pois ele estava tão focado em um objetivo, que qualquer coisa a sua volta não faria sentido, não existiria.


Em muitos momentos devemos ter uma atitude em que nos coloquemos como telespectadores de nossa própria vida. Alguns problemas não são solucionados pois estamos envolvidos de tal forma, que sua resolução acaba sendo prejudicada por nossos sentimentos.


É próprio do ser - humano possuir a capacidade em resolver os problemas dos outros melhores que os seus. Sempre temos soluções fantásticas para os outros, mas quando se trata dos nossos problemas uma grande dificuldade surge.


Por isso, em alguns momentos de sua vida, tente  analisar de forma fria, como se o que acontecesse com você não fosse algo em que estivesse envolvido. É algo complicado, que requer grande paciência e treino, muitas vezes o melhor é parar, respirar fundo e analisar toda a situação, a partir daí a resolução de um problema ou a conquista de algo pode ser realizada.  




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário